20 Jul 2020

Deus se faz presente no coração humilde e sincero

“Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas” (Mateus 12,39).

Que triste a geração que é má e adúltera! Uma geração que é conduzida por aquilo que é mau: maus comportamentos, maus exemplos e, sobretudo, uma geração que não se abre para o bem e para a graça.

Jesus está falando da Sua geração, e a geração d’Ele estende-se por nós, porque, muitas vezes, somos uma geração muito má, muito indiferente. Essa geração tanto se opõe para a graça de Deus que vive o verdadeiro adultério espiritual ou o adultério da graça.

Não correspondemos à fidelidade daquilo que nós mesmos acreditamos, que é a Palavra de Deus em nós, e vivemos profundas contradições. Falamos do amor, mas promovemos o ódio; queremos acolher, mas dispersamos. Ou seja, não basta ser uma geração que crê em Jesus, que frequenta a Igreja e conhece as Leis e os Mandamentos. É preciso se converter do mal que, muitas vezes, permeia o nosso coração.

A maldade maior é não reconhecer a graça de Deus presente no meio de nós. As pessoas vivem buscando sinais e o sinal é, geralmente, aquilo que Deus nos dá e nos concede, aquilo que eu vejo e toco. Converta o seu coração, porque o Reino de Deus não é aquilo que vemos, no sentido material, que os olhos podem avistar.

Quanto mais simples, humilde e silencioso for o coração, mais ele tocará no Reino de Deus

O Reino de Deus é viver com profundidade a nossa dimensão espiritual, é encontrar a presença de Deus em todas as coisas, inclusive nas coisas negativas que, muitas vezes, acontecem a nós e não sabemos ler e enxergar, não sabemos perceber onde a Palavra de Deus quer nos conduzir.

Muitas vezes, instrumentalizamos Deus e a Palavra d’Ele em favor dos nossos interesses. A primeira coisa: o silêncio de Deus para acalmar os nossos barulhos e as nossas inquietações. Quer encontrar a vontade de Deus? Silencie a alma e o coração.

A segunda coisa: Deus se faz presente naquele que O busca de coração sincero e humilde. Quantas manifestações amorosas de Deus no meio de nós, mas os humildes de coração é que podem tocar e ver.

A terceira coisa: não nos tornarmos aquelas pessoas que vivem de propaganda, de propagar que viu isso e aquilo. Não vemos nada, não vemos anjo aparecer, Nossa Senhora aparecer. Não viva dessas ilusões.

Aquilo que Jesus disse a Tomé é preciso que seja dito a nós a cada dia: “Felizes os que creem sem terem visto!” (João 20,29). Vemos Deus no meio de nós pelos sinais da graça e do amor, pela paixão do Reino e não por ilusões e fantasias que muitos criam para manter pessoas dependentes e teleguiadas.

O Reino de Deus é muito simples, e ele acontece na Palavra de Deus, nos Sacramentos e, óbvio, nas pessoas que buscam ter uma vida mística de oração, mas sem levar as coisas para o espetáculo, porque Deus é simples. Quanto mais simples, humilde e silencioso for o coração, mais ele tocará no Reino de Deus.

Deus abençoe você!   

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.