18 Feb 2017

Deus quer revelar Sua face para nós

É preciso nos retirarmos, para que Deus revele em nós a Sua face gloriosa

Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha.” (Mc 9,2)

Esse fenômeno que estamos lendo e meditando, no Evangelho de hoje, é a transfiguração de Jesus. Quando foi que Ele se transfigurou? Quando Ele pegou os três discípulos pelas mãos e os levou consigo, porque eles lhe eram muito próximos, íntimos, por isso Jesus queria mostrar-lhes algo muito íntimo.

Jesus os levou sozinhos, somente eles, e eles não levaram amigos e outras coisas, somente eles do jeito que estavam, foram para um lugar à parte, separado distantes de tudo e de todos, e dali foram para uma alta montanha. Montanha é um símbolo de lugar sagrado, do alto, do céu, do lugar do encontro com Deus. Não é a altura da montanha que nos coloca mais próximos de Deus, mas o símbolo do alto nos remete ao Deus altíssimo.

Quando subimos não é para nos elevarmos, mas para nos rebaixarmos, para irmos ao encontro d’Aquele que é mais alto e maior do que todos nós, o nosso Deus. Jesus nos quer próximos d’Ele, quer-nos mais íntimo d’Ele. Deus quer revelar Sua face para nós, quer nos mostrar Sua transfiguração, Sua face gloriosa. Primeiro, é necessário nos retirarmos, deixarmos as coisas, porque, muitas vezes, estamos apegados às pessoas, às coisas e situações, e não conseguimos nos desprender.

Achamos que, se nos apartarmos um pouco, tudo vai se perder, nada vai funcionar, tudo vai acabar. Isso não é verdade! Se queremos que Deus nos ajude a cuidar das coisas, precisamos deixar que Ele cuide de nós, e para Ele cuidar de nós precisamos nos retirar das coisas para estar com Ele, ir para um lugar reservado. Esse lugar, muitas vezes, é aquele onde não estamos acostumados a estar. Retirar-se na Igreja, na capela, no deserto, na montanha, tantos lugares que nos são propícios para irmos ao encontro do Senhor!

Se não pudermos fazer isso com frequência, pelo menos façamos a cada dia. Há um canto em nossa casa ou próximo de nós onde podemos e devemos nos  encontrar com o Senhor, porque, no meio da agitação do mundo em que vivemos, da televisão e internet existem pessoas que não conseguem largar nem seu celular. Parece que, na hora em que larga o celular, o mundo acaba. “Como vai ser? Não vou receber mensagens!” Não estamos recebendo mais mensagem do céu, porque estamos muito presos às coisas humanas.

Se quisermos que Deus fale conosco, temos de nos retirar para estar com Ele, para que Sua face se transfigura diante de nós e Ele transforme nossa própria face e semblante.

É difícil retirar-se! Os discípulos sentiram isso, mas quando foram nem quiseram mais descer da montanha sagrada. “É bom estarmos aqui, Senhor”.

Eu lhe digo: será muito bom para você, porque é bom para mim, para todos nós deixarmos as coisas que fazemos para estarmos a sós, inteiros na presença do Senhor.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.