19 Apr 2017

Deixemos nosso coração arder pela Palavra de Deus

Reconheceremos o Ressuscitado quando deixarmos nosso coração arder pela Palavra de Deus

“Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. Os discípulos, porém, estavam como que cegos, e não o reconheceram” (Lucas 24, 15-16).

Veja, o assunto mais falado naqueles dias, por todas as redondezas, era da morte de Jesus, o profeta de Nazaré, aquele que fez tão bem a todos.

Alguns haviam se encontrado com o Senhor e sabiam que Ele estava vivo. Madalena, por exemplo, já tinha dito aos discípulos o que ela mesmo havia visto. Mas estes dois discípulos caminhavam e estavam ainda atônitos, cegos e não compreendiam as Escrituras. Não era apenas seus olhos que estavam cegos, pois a cabeça não tinha compreendido que Jesus deveria ressuscitar dos mortos.

Sabe, às vezes, encontramo-nos na mesma situação. A Palavra de Deus já nos falou da vida, da ressurreição, o que acontece com os discípulos de Jesus, que passamos por tristezas, tribulações, mas que o Senhor que vem em nosso socorro. Contou-nos o acontecerá depois da morte, que Ele nos trouxe a ressurreição. Mas caminhamos, muitas vezes, na dúvida, na incerteza, na desconfiança, na insegurança, na tristeza da caminhada da estrada. Então, é como se os nossos olhos estivessem vedados, cegos. Este, talvez, seja o grande obstáculo do discípulo de Cristo para viver como o Mestre.

Nossos olhos precisam ser iluminados pela presença de Cristo!

Jesus começa a caminhar no meio deles, a conversar, mas não O reconhecem. Jesus caminha conosco, está no meio de nós, fala conosco nos acontecimentos da vida, em nossas orações, ao partir do pão, nas Sagradas Escrituras, pela natureza que contemplamos, onde podemos ver a Sua presença entre nós. Em tantas situações nos reunimos em nome do Senhor, e Ele está entre nós e não conseguimos perceber a Sua presença.

Quando o Senhor estava à mesa e partiu o pão, eles [discípulos] O reconheceram, e depois refletiram: “Não estava ardendo nosso coração quando Ele nos falava e nos explicava as Escrituras”.

Quando nos abrimos para ouvir e meditar a Palavra de Deus, ela age em nosso coração. Quando deixamos o Senhor falar pela Palavra, quando extraímos dela o que Deus fala ao nosso coração, quando nos aproximamos da Eucaristia, alimentados pela Palavra de Deus, porque às vezes as pessoas querem apenas comungar mas não se alimentam dela, não deixam o coração arder por ela.

Corremos o risco de comungar o pão sem nos encontrarmos com o Senhor Vivo e Ressuscitado. Não que o Senhor não esteja, porque Ele estará sempre presente no pão e no vinho consagrado (que serão sempre o Corpo do Senhor). Para que nos encontremos com o Senhor é preciso que nosso coração esteja transubstanciado por essa presença. E quem transubstancia o nosso coração, a nossa mente, para reconhecer Jesus vivo na Eucaristia é a Palavra de Deus!

Nunca deixe de se alimentar da Palavra ao participar da Eucaristia. A primeira mesa que precisamos estar é a da Palavra de Deus! Não deixe que a distração ou outros elementos roubem a presença maravilhosa de Cristo entre nós.

Reconheceremos o Ressuscitado e Ele abrirá nossa mente e nosso coração quando deixarmos o coração arder pela Palavra de Deus! Iremos também reconhecê-Lo ao partir do Pão.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.