11 Oct 2020

Dediquemos atenção para as coisas de Deus

“E mandou os seus empregados para chamar os convidados para a festa, mas estes não quiseram ir” (Mateus 22,3).

A c que Jesus, hoje, nos conta é uma graça, mas ela nos mostra uma tragédia, uma desgraça, porque não há nada mais triste do que a frieza, do que a indiferença, do que o pouco-caso, do que o não ligar para o outro.

Estamos nos tornando cada vez mais insensíveis, vivemos numa sociedade marcada pela insensibilidade. Quanto mais egoísta é o ser humano, menos ele escuta o que está em cima e do lado, porque ele está fechado no seu mundo, nas suas coisas e, realmente, não tem tempo para aquilo que é essencial e fundamental.

Não faça pouco-caso com quem dá importância para você. Se alguém te convida para uma festa ou um almoço, dê o máximo de atenção. Se você realmente não puder ir, justifique com muita clareza, peça desculpas, faço algo até para reparar a consideração que a pessoa teve com você, e até veja se você não pode mesmo dar um jeitinho, nem que seja para passar lá ou rever um outro modo, porque é consideração o que o outro tem para com você, e é falta de consideração você nem responder, é coisa de gente orgulhosa e soberba que se acha muito importante.

Infelizmente, muitos estão dando pouca ou nenhuma atenção para as coisas de Deus

Nem sempre consigo responder a todos os convites e até as chamadas que as pessoas me fazem, porque com as redes sociais é muito difícil tudo isso. Aqui estou falando daquelas pessoas mais próximas a mim. Preciso dar atenção a quem é próximo e a quem deu atenção para mim, isso é fundamental, isso é caridade. Não faça pouco-caso com ninguém, não faça pouco-caso com a atenção do outro.

A parábola de hoje nos mostra, justamente, as pessoas que fazem pouco-caso com a graça de Deus, com o Reino de Deus e as coisas de Deus. A parábola que Jesus está contando, na verdade, é falando desse rei que fez a festa de casamento do seu filho e os convidados foram chamados, mas cada um tinha uma desculpa para dar e não foram, e o rei precisou chamar o povo da rua que estava nas esquinas, nas praças, porque quem foi convidado fez pouco-caso.

Se eu te digo que você não pode fazer pouco-caso com seu próximo, com seu irmão, também com Deus não podemos fazer pouco-caso. Porque, infelizmente, muitos estão fazendo pouco-caso, muitos estão dando pouca atenção, nenhuma atenção para as coisas de Deus ou o mínimo de atenção. Só de estar me escutando agora já é um pouco de atenção.

Mas é aquela atenção de responder, de estar com o Senhor que está no meio de nós. Infelizmente, este é o grande mal dos nossos tempos: estamos demasiadamente ocupados, temos tempo para as nossas redes sociais, para os nossos smartphones, para a televisão, rádios, programas, trabalhos, compromissos… Mas para Deus é o tempo minado que sobra.

Não façamos parte daquele grupo que faz pouco-caso com as coisas de Deus, para não ficarmos fora do grande banquete da vida.

Deus abençoe você!   

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.