11 Oct 2022

Cultive em seu coração os bons sentimentos

“O Senhor disse ao fariseu: ‘Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades’” (Lucas 11,29)

Meu irmão e minha irmã, Nosso Senhor chamou a atenção daquele fariseu que O havia convidado para um jantar em sua casa, e ele observou que Jesus não passou pelo rito da purificação.

Jesus também era sabido, Ele também queria provocar aquele homem — no bom sentido. Aquele homem preocupado com o exterior e Jesus preocupado com o interior. Por isso, Jesus citou: “Olha, vocês fariseus ficam aí preocupados com o copo, com o prato, até deixam eles limpos por fora, mas por dentro estão cheios de roubos, de enganos, de males”.

Meus irmãos, quantas vezes nós somos esses fariseus: bonitos por fora, penteados, arrumados, maquiados, perfumados, mas por dentro há maldade. O Senhor nos convida; convidou aquele fariseu e convida-nos a olhar não somente para o exterior, mas olhar para o nosso interior.

O que nós temos cultivado em nosso coração? O que nós temos pensado? Pensamentos bons ou pensamentos impuros? O que temos cultivado no nosso coração? O perdão ou a misericórdia?

Arrumemos a casa do nosso coração e, consequentemente, o nosso exterior também ficará limpo

Nosso Senhor nos chama a estarmos limpos, sim, por fora. O Senhor não é contra a higiene, mas Ele deseja que nós façamos também uma higiene interior. Façamos um bom exame de consciência, verifiquemos quantas maldades, infelizmente, trazemos no nosso coração, na nossa mente e façamos o compromisso de arrancar, de tirar aquilo que não convém a um cristão, a uma cristã, a um filho de Deus, a uma filha de Deus.

Vamos limpar por fora, continuemos a caprichar por fora, mas cuidado com a vaidade! Precisamos, antes de tudo, limpar o nosso interior, arrumar a casa do nosso coração. Arrume a casa do coração, arrumemos a casa do nosso coração e, consequentemente, o nosso exterior também ficará limpo e bonito. Mas é preciso olhar para dentro.

Façamos um exame de consciência, as maldades, os pensamentos, os julgamentos, o malquerer, matar. Temos matado as pessoas no nosso coração? Os desejos impuros?  Limpemos; que o Senhor nos limpe, que o Espírito Santo nos purifique! E é claro, tem a oportunidade, verificou, busque também a confissão e lave-se na misericórdia de Deus.

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.