02 Oct 2022

Cultive a fé em seu coração

“Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria” (Lucas 17,5-6).

Meu irmão, minha irmã, neste domingo, neste dia do Senhor, neste mês, nós já entramos no mês missionário rezando pelas vocações missionárias; e queremos pedir esta graça a Deus: que o Senhor também aumente a nossa fé.

Os discípulos, diante dos escândalos que Nosso Senhor havia mencionado em alguns versículos anteriores, eles, então, pediram ao Senhor: “Mas, Senhor, se é tão difícil viver a Palavra, se é tão difícil assim tudo o que o Senhor nos propõe, aumente a nossa fé”.

Que esse também seja o meu e o seu pedido, diante da caminhada que nós estamos trilhando. Somente com a fé conseguiremos corresponder à vontade de Deus. Não é com a técnica, não simplesmente com os estudos didáticos, mas pela graça de Deus e pela fé.

O Catecismo da Igreja Católica ensina-nos no parágrafo 26: “A fé é uma resposta do homem a Deus”; a fé, também ensina o Catecismo, “é uma adesão pessoal a Deus” (no número 150). Somente com a fé conseguiremos progredir, caminhar, e como diz Jesus: até remover montanhas.

Somente com a fé conseguiremos corresponder à vontade de Deus

Recebemos a fé através do batismo, recebemos a fé pela Igreja, recebemos a fé, que é dom de Deus, mas ela precisa ser cultivada. Como é que nós cultivamos a fé? Vida de oração. Conversa, partilha com Deus. Como é que nós cultivamos a fé? Praticando aquilo que Jesus nos ensinou.

O que Jesus nos ensina? O Senhor nos ensina a amá-Lo, então, devo praticar o amor a Ele. O Senhor nos ensina que nós devemos amar o nosso próximo, então, devemos praticar o amor ao nosso próximo. Devemos praticar a justiça, então, precisamos exercitar a vivência da justiça, de dar àquele irmão, àquela irmã aquilo que lhe deve.

O Senhor nos convida, chama-nos a viver a misericórdia, então, é dar até mais do que aquilo que aquela pessoa merece. É assim que nós devemos praticar a nossa fé. Ensina-nos ainda a Sagrada Escritura, em Hebreus 11, versículo 6: “A fé, somente pela fé, se agrada a Deus”.

Meus irmãos, peçamos, neste domingo festivo, neste mês missionário, uma porção dobrada da fé, para que possamos agradar a Deus, para que possamos ajudar ainda mais os nossos irmãos. Porque, com a minha fé e a sua fé, mais pessoas também podem ser atraídas à vivência da fé e aderir à fé a Nosso Senhor Jesus Cristo, e que elas sejam salvas.

Pratiquemos a fé, peçamos como os discípulos, tenhamos a humildade também: “Senhor, dá-me mais fé para encarar as dificuldades, mas também para avançar no amor ao Senhor e no amor aos irmãos”. Senhor, aumenta a nossa fé!

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.