08 Sep 2020

Correspondamos à graça de Deus que está em nós

“José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo” (Mateus 1,20).

Hoje, temos a graça de celebrar a Natividade da Virgem Maria, temos a graça de celebrar o nascimento de Maria. Para nós é muito significativo, porque gostamos de celebrar a vida, o nosso aniversário, o dia do nosso nascimento. Ainda que, muitas vezes, centremos a celebração do nascimento no bolo, na festa, nos “parabéns para você”, o sentido e o significado não é esse.

Celebrar o nascimento de alguém é reconhecer o dom e o significado que a vida tem. E cada vida humana tem um significado único, singular e particular. Então, celebrar o dia do nosso nascimento, primeiro, é reconhecer a grandeza, o amor de Deus que nos deu o dom de viver, que nos chamou à existência. É um ato de gratidão ao Senhor da vida.

Muitas vezes, voltamo-nos para nós, exaltamos o nosso ego – “meu aniversário” –, mas é a celebração da vida que Deus nos deu. Depois, é um reconhecimento àqueles que nos geraram a vida: nossos pais, que tiveram a graça de se unirem de forma amorosa e nos conceberam, passamos a existir e nascemos para viver. Cada dia da existência tem um significado singular pelo “sim” dos nossos pais. Então, a eles a nossa gratidão e o nosso reconhecimento.

É uma questão de corresponder, é fazer a vida ressoar a graça de Deus que em nós está

Depois, o significado que a nossa vida tem no mundo onde estamos e na missão que realizamos. Ninguém veio a este mundo somente por vir, viemos para realizar uma missão. Por isso, hoje, quando celebramos a Natividade, o nascimento da Virgem Maria, reconhecemos, primeiro, a paternidade: ela é a filha do Pai muito amado.

E cada pessoa sendo única no coração de Deus, Maria, com certeza, a Filha amada do Pai, nasceu com uma missão toda singular. Foi em vista do seu Filho Jesus que ela foi concebida sem pecado e nasceu para cumprir uma missão divina.

Maria se tornou a esposa do Espírito, foi por obra e ação do Espírito Santo que ela concebeu Jesus, Nosso Salvador. Maria, a quem hoje celebramos a vida, tornou-se toda de Deus. E nós também podemos na nossa vida sermos inteiros de Deus, basta cumprirmos e respondermos a missão a qual fomos chamados.

No batismo, naquele toque da graça, naquela unção que todos nós reconhecemos, a vida de Deus nasce em nós. É uma questão de corresponder, é fazer a vida ressoar a graça de Deus que em nós está.

Maria correspondeu à graça que Deus lhe deu. Hoje, nós podemos hoje olhar para ela, celebrar a sua vida, o seu nascimento e dizer: “Maria, como tu, quero também corresponder à graça divina que está em mim”.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.