01 Jul 2018

Combatamos o bom combate e testemunhemos a nossa fé

Veneramos esses apóstolos e peçamos a firmeza da fé que o Senhor lhes concedeu

“Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que esperam com amor a sua manifestação gloriosa” (2Tm 4,7-8).

Celebramos, hoje, os dois apóstolos que combateram o bom combate: Pedro e Paulo, duas colunas fundamentais para a fé, para o cristianismo, para aqueles que seguem nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

.:Participe do Aprofundamento ‘Estudo Orante da Bíblia’ com padre Roger Araújo

Eles seguiram Jesus de formas diversas, em tempos e épocas diferentes. Pedro foi um dos primeiros a seguir o Mestre Jesus, ele andou com Jesus de um canto a outro na pregação e no anúncio do Evangelho. Pedro, desde quando foi chamado por Cristo, foi designado para ser Kéfas, que quer dizer ‘pedra’. Seu nome é Simão, mas o Senhor lhe denominou Pedro, que quer dizer pedra, aquela pedra onde a construção de Cristo se edifica.

Não podemos confundir a pedra fundamental, que é Cristo, com a pedra em que Pedro alicerça a sua fé. Não é que Pedro seja a fé, mas a fé dele está fundamentada na pedra que é Cristo, por isso Cristo tem na fé de Pedro a base sólida na qual todos nós nos tornamos seguidores d’Ele também. É a Ele que Jesus diz: “Tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja” (Mateus 16,18).

É importante termos os olhos fixos naquilo que foi a profissão de fé do apóstolo Pedro: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo!” (Mateus 16,16). Pedro, aquele que negou, traiu, abandonou Jesus, mas aquele que se levantou, que se manteve firme na sua fé, que combateu o bom combate e deu testemunho da fé.

Mais adiante, Cristo se manifesta a Paulo, que era até então Saulo. Ele perseguia os cristãos, perseguia os seguidores do caminho do Evangelho, mas foi alçado e alcançado por Cristo Jesus.

Cristo é aquele que alcança as misérias humanas e as transforma em obras de misericórdia e evangelização. Pedro, pescador, aquele que negou Jesus e Paulo, este homem sábio, mas que perseguia Cristo, ambos foram conquistados pelo Evangelho e se tornaram colunas firmes para que o Evangelho de Cristo chegasse a todos os cantos do mundo.

Celebrando, hoje, esses dois apóstolos, queremos celebrar a fé que recebemos. Também fomos encontrados pecadores por Cristo, mas fomos conquistados por Ele, para que nos tornássemos pregadores da Palavra. Veneramos esses apóstolos e queremos pedir a firmeza da fé que o Senhor lhes concedeu, para que possamos também testemunhar o Evangelho com a nossa vida, com as nossas palavras e nossos atos. Que possamos também dizer no fim de nossa vida: “Combati o bom combate”.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.