13 Sep 2021

Coloquemos mais fé e confiança na Palavra do Senhor

“Senhor, não te incomodes, pois não sou digno de que entres em minha casa. Nem mesmo me achei digno de ir pessoalmente ao teu encontro. Mas ordena com a tua palavra, e o meu empregado ficará curado” (Lucas 7,6-7).

Que beleza é a narrativa do encontro desse oficial romano com Jesus! Porque, esse oficial romano não vai atrás de Jesus por causa de si, porque nem digno ele se achava. E olha que ele era uma pessoa importante, grande, era um dos representantes da guarda romana, da presença do império romano, mas ele era um oficial diferente, ele era estimado, inclusive pelos próprios judeus, ele ajudou na construção de uma sinagoga.

O que nos chama a atenção é a humildade e a fé desse homem. Primeiro, porque ele quer a cura do seu empregado. Quem dera tivéssemos patrões verdadeiramente preocupados com seus empregados, preocupados com a pessoa do empregado, e não olhasse para ele como um empregado, mas como um filho, como uma filha de Deus, como irmão.

Às vezes, quando o empregado fica doente, a preocupação do patrão é a produção, vai ficar sem aquele empregado um dia ou dois dias… Vai ganhar menos, quem ele vai colocar no lugar. Aquele patrão está preocupado com a pessoa humana, com a vida dele e não vai buscar Jesus para si, mas, é por causa do seu empregado. E, como ele amava e estimava aquele empregado, ele faz o melhor de si. E todo o dinheiro que ele tem, todo o poder que ele tem não é suficiente para curar o seu empregado. Ele sabe que Jesus pode fazer por ele, mas ele manda que os anciãos dos judeus procurem por ele.

Que Deus nos dê uma fé verdadeira, autêntica; e confiança na Sua Palavra

Jesus vem socorrer aquele homem e fica admirado com a fé dele, primeiro, porque ele mostra profunda humildade e, segundo, porque ele mostra profunda fé. “Basta uma palavra, Senhor, para o meu empregado ficar curado”.

Quando Jesus disse que nunca encontrou tamanho fé em Israel é porque os homens, chamados “homens de fé”, não tinham tamanha fé e confiança na Palavra de Jesus, mas aquele oficial queria apenas uma palavra de Jesus.

Temos a Palavra de Deus todos os dias ao nosso encontro, mas não a saboreamos; muitas vezes, não colocamos fé e confiança nela e, por isso, ela não realiza uma obra em nós. Muitas vezes, uma pessoa que é até mais distante de Deus e da igreja, muitas vezes é até renegada pelos chamados “homens e mulheres de fé”, come das migalhas da Palavra é transformada e saboreia. Então, a fé daquele homem impressionou Jesus; por isso, o seu empregado ficou curado.

Que Deus nos dê uma fé verdadeira, autêntica; e confiança na Sua Palavra. Que Ele faça de nós pessoas humildes para nos ajoelharmos aos pés do Senhor e termos a convicção de que só a Sua Palavra cura e nos transforma.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.