19 Jun 2020

Busquemos ter um coração manso como o de Jesus

“Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11,29-30).

Hoje, nos dirigimos ao Sagrado Coração de Jesus. Quando olhamos para o coração de Jesus, queremos aprender d’Ele como deve ser o nosso coração. É mais do que isso, devemos permitir que Jesus molde, direcione e forme o nosso coração.

No coração está a sede de tudo aquilo que nós somos, nossas emoções, nossos sentimentos, nossa saúde emocional, psíquica e psicológica. Como é importante cuidarmos do coração.

Sei que, muitas vezes, nos deixamos dominar pela razão e a cabeça não para de rodar, se preocupa em multiplicar e dividir. Acalme os pensamentos e o coração; volte-se para o coração de Jesus, lá é o refúgio seguro.

O coração de Jesus é o socorro para a minha alma, para o meu espírito e para tudo aquilo que sou. Não há refúgio melhor para a nossa alma! Caminhamos tanto nessa vida cansados, fatigados pelo peso dos nossos fardos, obrigações e compromissos. Nós que andamos tão cansados com a mente atordoada por tantos devaneios, nós que vivemos imersos nas preocupações e tensões da vida, nós que vivemos pouco no presente, mas sempre abalados pelo passado e preocupados com o futuro, é preciso acalmar o coração e nos voltarmos para o coração de Jesus.

Qual é o segredo do coração de Jesus? Ele mesmo diz: “Aprendei de mim porque sou manso e humilde de coração”.

Se aprendermos essas duas coisas do coração, a nossa vida terá outro rumo e sentido. Primeiro, a mansidão, aquele que deixa o coração se acalmar, aquele que não violenta seus pensamentos, seus sentimentos e não se aflige em demasia com tudo aquilo que nos contraria.

Para ser manso de coração é preciso aprender escutar, refletir, pensar e buscar a serenidade da alma

O coração manso é o coração que escuta, não é o coração que grita primeiro. Sei que temos muitos gritos e coisas afogadas dentro de nós, mas amansemos esse coração, tiremos dele essas ondas violentas, que tantas vezes o atormenta, e permita que a mansidão tome conta de nós.

Não imagine que ser manso é aquela pessoa indiferente e fria, que não está nem aí para as coisas, pelo contrário, manso é aquele coração que está ligado no que está acontecendo, mas não está tomado pelos sentimentos azedos, amargurados e, sobretudo, violentos da vida.

O coração manso é aquele que separa as águas, é aquele coração que, primeiro, escuta, faz discernimento para, depois, tomar a decisão em qualquer situação. Para ser manso de coração é preciso aprender escutar, refletir, pensar e buscar a serenidade da alma.

Para ser manso é preciso ser muito humilde, pois, sem humildade, sem se despir da maldade, do orgulho, da soberba e desses sentimentos de grandiosidade que tomam conta de nós, o nosso coração se torna mais violento e cada vez mais movido pelas tempestades.

Que Jesus nos dê um coração como o Seu coração. Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso.

Deus abençoe você!   

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.