22 Dec 2020

Busquemos, na humildade, o nosso sentido de viver

“Maria disse: ‘A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva’. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada” (Lucas 1,47-48).

Faço parte da geração bendita, geração bem-aventurada que proclama e reconhece em Maria a Bem-aventurada, porque Deus, o Todo-poderoso, realizou grandes maravilhas, realizou nela todas as obras de misericórdia prometidas aos nossos pais.

Desde Abraão, o primeiro patriarca, e passando por todas as gerações proféticas, Deus nos prometeu o Divino Salvador, e todas as profecias se cumprem em Maria. É por isso que o coração dela se alegra e exulta para engrandecer a Deus, para louvá-Lo, bendizê-Lo, agradecer-Lhe e proclamar a Sua grandeza.

Não se engane! Maria não está se engrandecendo, não está se exultando, ela está exultando em Deus e exaltando o Senhor Deus, porque Ele olhou para a humildade dela.

A humildade tem um lugar no trono da glória de Deus

Deus olha para os corações humildes, para aqueles que se rebaixam, para aqueles que realmente buscam, na humildade, a razão e o sentido da sua vida. É Maria quem está dizendo que Deus derruba os poderosos, os orgulhosos e os soberbos de seus tronos.

A verdade é que cada um vai se deixando iludir, enganar-se por aquilo que é, por aquilo que faz, por aquilo que sonha e busca; e vai construindo seu trono de grandeza, de importância e vaidade. E nós sabemos que não importa a idade, quando caímos de nossas vaidades, o tombo é grande.

A pessoa chega lá em cima e se sente grande, importante… Mas vem um sobro, e a vida da pessoa se esvai; e então ela vira pó, como tudo é pó. De que lhe valeu os títulos, os nomes e a prepotência? Porque todos passam, mas a humildade permanece.

A humildade tem um lugar no trono da glória de Deus, porque ela é exaltada por toda a eternidade. A humildade jamais passa. É por isso que os humildes permanecem, é por isso que a nossa humildade prevalece diante da presença de Deus.

É hora de nos despirmos de todo orgulho, de toda soberba e vaidade, para que, com toda a humildade de coração, assim como Maria, possamos também acolher a salvação de Deus.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.