20 Dec 2013

Aquele que está com o Senhor vence todo o medo

Confiança, meu filho! Confiança, minha filha! Aquele que está com o Senhor vence todo o medo!

”Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus” (Lc 1, 30-31).

 

Os três Evangelhos desta semana começam com essa forte exortação: “Não tenhas medo!”. O anjo que aparece a José diz a ele: “Não tenhas medo, José!”. O Anjo Gabriel diz a Zacarias: “Não tenhas medo, Zacarias!”. E o mesmo anjo diz hoje a Maria: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus!”. 

Meus irmãos, não precisa nem um anjo aparecer a nós; temos um anjo da guarda que é nosso companheiro. Mas, os anjos de Deus estão no meio de nós para poder nos dizer a cada dia, no fundo da nossa alma, no fundo do nosso coração, da nossa fé: “Não tenhais medo!”. É o primeiro obstáculo que nós precisamos vencer para nos aproximarmos d’Ele. 

O medo é terrível, para não ser muito duro, mas eu preciso dizer que o medo é uma desgraça! Ele nos destrói e nos corrói por dentro; o medo não nos permite dar passos firmes na fé, não nos permite ir adiante. O medo nos leva a enterrarmos os próprios talentos que Deus nos deu e faz de nós pessoas desconfiadas e incrédulas. Por isso, quando Deus nos visita, a primeira ordem d’Ele é justamente esta: não ter medo. O contrário de não ter medo significa confiar, ter a certeza, ter a convicção, a fé única neste Deus que é por nós.

 Hoje, Deus deseja entrar em nosso coração da forma como visitou a Virgem Maria, visitou José, como visitou Zacarias, Ele também deseja hoje nos vistar e dizer: “Não tenhas medo, minha filha! Não temas, meu filho! Eu estou contigo. Ainda que você tenha que atravessar o vale tenebroso da sombra da morte Eu estarei contigo!”.

Nós somos movidos pelos nossos medos, muitas vezes; medo de doenças, medo da morte, medo de algo não dar certo, medo de não conseguir. Medo dos nossos próprios fracassos, medo dos nossos erros, das nossas incertezas, das pessoas, da violência. Esse sentimento [medo] é o verdadeiro fantasma que está nos assombrando por dentro e por fora.

Neste tempo de graça, que é o tempo do Natal do Senhor, Ele vem nos visitar para vencer todo o medo que há em nós. Confiança, meu filho! Confiança, minha filha! Aquele que está com o Senhor vence todo o medo!

 Que Deus abençoe você!

 

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.