03 Apr 2022

Apresente o seu coração diante do Senhor

“Naquele tempo, Jesus foi para o monte das Oliveiras. De madrugada, voltou de novo ao Templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los. Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Colocando-a no meio deles, disseram a Jesus: ‘Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. Moisés na Lei mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?’ Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão. Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: ‘Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra.’” (João 8,1-7).

Palavra forte deste domingo! Apresentamos o nosso coração diante do Senhor para que Ele também nos converta. Geograficamente, Jesus está inicialmente no monte das Oliveiras, um lugar predileto de Jesus, um lugar onde Ele escolhia para rezar. E a oração de Jesus não era para entrar num estado “zen”, Jesus não fazia oração para isso, mas sim para entrar no estado “nem”. Nem pense em agir diferente, porque a vida de Jesus foi sempre sacrifício, foi sempre luta e provações.

Então, nós já aprendemos que a oração não é para nos tirar das nossas realidades, das nossas provações, não é para nos aliviar ou anestesiar o nosso coração das provações. Não entremos em estado zen; a oração nos coloca justamente no combate e na luta.

E o que Jesus foi combater imediatamente após a Sua experiência de oração? Apresentaram a Ele uma mulher pega em adultério, e essa mulher representa todos nós, essa mulher representa o nosso pecado, representa-nos naquelas vezes em que não amamos o Senhor, naquelas vezes em que nós O traímos, naquelas vezes em que nós deixamos a nossa fidelidade de lado.

A Lei era muito clara: apedrejar ou estrangular aquela mulher, pois era uma das duas possibilidades. Fico pensando se Deus nos tratasse como exigem as nossas faltas, coitados de nós! (cf. Salmo 78) Certamente, aqueles homens se esqueceram de meditar esse Salmo, certamente eles pularam essa página, porque se olhassem para dentro deles mesmos, veriam também as barbáries e os pecados escondidos ali dentro.

Quando rezamos de verdade, o nosso coração se assemelha ao coração do  Pai

A justiça que vem da oração é totalmente diferente da justiça dos fariseus. Por que Jesus agora age com misericórdia? Porque Jesus tinha rezado verdadeiramente. Quando nós rezamos de verdade, o nosso coração se assemelha ao coração do Pai.

Eles queriam a morte, Jesus queria a conversão daquela mulher, só isso. É o que Jesus quer de cada um de nós! Jesus não quer a morte de ninguém, Ele não quer a condenação de ninguém, mas quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade.

A lapidação era uma forma de assassinato coletivo naquela época, porque todos ali próximos deviam estar concordes naquele ato, e se um só se manifestasse contra, aquela pessoa tinha que ser lapidada junto com o condenado. Então, era uma realidade um pouco assim: “o bode expiatório”, aquela pessoa fazia a função de bode expiatório para que os outros ficassem com a consciência “limpa”, porque, na verdade, estavam escondendo os próprios pecados.

Jesus está encurralado, Ele estava, realmente, numa situação muito difícil, porque se Ele dissesse “sim”, podem apedrejá-Lo, e Ele perderia toda a sua credibilidade; se Ele dissesse “não”, estaria contra a Lei; se dissesse “sim”, estaria contra o império, porque, naquela época, só o governador poderia assinar a sentença de morte de alguém. Jesus não podia dar aquele aval; se dissesse “não”, estaria contra o povo que queria se rebelar contra o império. Ou seja, Jesus estava encurralado.

Por isso Jesus vai para o chão e escreve no chão. Não sabemos o que Ele estava escrevendo, mas Ele deu aquela pausa para mostrar que agora o dedo de Deus estava tentando escrever naqueles corações uma palavra de amor, uma palavra da verdade. Porque o que Deus escreveu no nosso coração não foi a lei da condenação, mas foi a lei do amor e da misericórdia. Era isso que Jesus queria escrever no coração daquelas pessoas e quer escrever no meu e no seu coração.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.