29 Apr 2022

Apresente a Jesus o seu pouco e Ele realizará um milagre na sua vida!

“Naquele tempo, Jesus disse a Filipe: ‘Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?’. Disse isso para pô-lo à prova, pois Ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer. Filipe respondeu: ‘Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um’. Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: ‘Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?’. Jesus disse: ‘Fazei sentar as pessoas’. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens. Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes” (João 6, 5b-11).

 

Meus irmãos e minhas irmãs, hoje, temos o relato da multiplicação dos pães e dos peixes: o milagre que Jesus realizou. Partiremos do lugar: “Tiberíades”. Jesus está nesta cidade de Tiberíades, que representa o mundo pagão, poderíamos dizer que essa cidade representa o mundo sem Deus, mas diríamos que é um mundo que não quer Deus ou ainda não provou do amor d’Ele. Um mundo pagão é aquilo que está à nossa volta, mas também o que está dentro de nós, aquela parte de nós que ainda não acolheu e aderiu a Deus. É essa realidade dentro de nós, que ainda não acolheu a Jesus, que precisa ser alimentada e receber a graça da intervenção de Jesus.

Tenha coragem de apresentar o seu pouco para Jesus, porque Ele pode realizar um milagre; pode realizar uma grande graça

Certamente, à sua volta, existem muitas pessoas que ainda vivem em Tiberíades, que ainda vivem com esta necessidade de experimentar o Pão do céu; o Pão verdadeiro que alimenta a nossa alma. Quantas pessoas precisam experimentar isso! E é nesta ocasião, neste lugar, nesta situação que Jesus faz uma pergunta — e a pergunta que Jesus dirige a Filipe, na verdade, é uma pergunta dirigida a todos nós: “Como achar uma saída onde não parece ter saída? Como dar uma resposta, quando nós estamos mergulhados na dúvida? O que fazer?”. A força de uma situação que nos supera só em Jesus a resposta para ela pode ser encontrada. Só Jesus é a resposta nesses momentos nos quais as situações parecem ser maiores do que nós. 

Filipe viu uma grande multidão: cinco mil homens. “Como dar pão para toda essa gente?”. Certamente, você já fez uma experiência assim: diante de um fato, de uma situação, você se espantou; e também se perguntou: “Como é que eu vou resolver isso?”; “Como é que eu vou sair dessa situação?”; Como é que eu vou dar uma resposta a essa situação?”. A realidade, muitas vezes, é desproporcional: o que que eu devo enfrentar e como eu estou por dentro? O que eu tenho de capacidade, de força, e o que se apresenta diante de mim?

Diante da situação que você pensou, você poderia dizer: “Agora, só um milagre, só uma intervenção divina; só Jesus pode me ajudar nesta causa”. Nós dizemos assim: “Só Jesus na causa’’. E é só Jesus quem pode me dar uma resposta diante desse fato. Só Jesus quem pode me Salvar. Esse é o momento em que requer de nós uma grande humildade de saber reconhecer o que que eu posso oferecer: “Eu tenho isso, Senhor”. Na verdade, os discípulos apontam para Jesus: “Tem aqui essa criança, esses pedaços de pães, esses peixes, mas o que é isso para tanta gente?”. Porém, é o pouco; pois não pense que o pouco não valha nada, porque, se o teu pouco é com Jesus Cristo, ele pode valer um milagre, pode mudar todas as coisas.

Hoje, tenha coragem de apresentar o seu pouco para Jesus, porque Ele pode realizar um milagre; pode realizar uma grande graça. 

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. 

Amém!

 

 

 

 

 

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.