01 Apr 2022

Acolha em seu coração a presença de Cristo

“Naquele tempo, alguns habitantes de Jerusalém disseram então: ‘Não é este a quem procuram matar? Eis que fala em público e nada lhe dizem. Será que, na verdade, as autoridades reconheceram que ele é o Messias? Mas este, nós sabemos donde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde é’” (João 7,25-27).

A quem procuram matar? A Jesus Cristo que, na verdade, já estava de alguma forma morto dentro deles. Na verdade, Jesus não havia nem nascido dentro desses corações porque não aceitaram a encarnação do Verbo, não aceitaram que Deus havia se tornado homem para a nossa salvação. Se esse mistério não é acolhido, as outras realidades também vão ter muita dificuldade de cair dentro de nós.

Precisamos aceitar que Deus veio ao nosso encontro, precisamos aceitar que Deus assumiu a nossa natureza humana para redimi-la, porque, do contrário, em situações da nossa vida, nós também vamos querer matar essa Palavra da Verdade.

Os fariseus, aqueles que são interlocutores de Jesus, esses habitantes de Jerusalém, dizem: “Este, nós sabemos de onde é”. Vejam a que ponto chega a autossuficiência, a presunção, a tentativa de querer calar a voz de Jesus dessa forma, com a autossuficiência, dizendo: “Já conhecemos”, “Sabemos quem este é”, a arrogância no coração daquelas pessoas.

Muitas vezes, esses sentimentos perturbam o nosso coração, muitas vezes, o tentador também rouba de dentro de nós aquela fé genuína, aquela fé de entrega total e de confiança. E, muitas vezes, rondam nos nossos corações esses sentimentos e nós também temos a presunção ou a autossuficiência de já saber o que nós devemos ou não fazer; e esquecemos de confiar em Jesus Cristo.

Esses sentimentos perturbam o nosso coração, muitas vezes, o tentador também rouba de dentro de nós aquela fé genuína

Qual é o resultado dessa autossuficiência e dessa presunção? O erro! Todas as vezes que nós também experimentamos isso, tocamos na realidade do erro. Eles dizem: “O Cristo, ninguém saberá de onde é”. Aqui é uma demonstração clara da ignorância a respeito de Jesus Cristo, a ignorância de não conseguir enxergar, diante dos próprios olhos, a presença do Messias em Jesus, a revelação de um total desconhecimento sobre a pessoa de Jesus. Uma doença dos tempos atuais: basta você entrar em diálogo com alguém para você também ter a noção de como as pessoas hoje desconhecem Jesus.

São Jerônimo dizia que ignorar a Escritura é ignorar o próprio Cristo. Bom, quantas realidades hoje, no nosso tempo, que nós vivenciamos por causa desse esfriamento do amor à Palavra de Deus, do contato com a Palavra de Deus.

O mundo vai nos bombardeando de outras informações, outras fontes aparentemente boas e interessantes, e nós nos desviamos, nos afastamos da Palavra de Deus — lugar privilegiado de encontro com o Senhor, de conhecimento de Jesus Cristo —, e passamos também a ser “analfabetos” de Jesus Cristo, não sabemos dizer nada porque não temos a experiência com Cristo, não temos o conhecimento de Jesus Cristo, e por isso não O amamos.

Hoje, a Palavra de Deus nos convida a dar um salto, a não nos comportarmos como esses habitantes de Jerusalém que ignoraram a presença do Cristo, que não perceberam n’Ele a ação de Deus, a presença de Deus e caíram no erro, perderam o tempo da graça.

A graça de Deus nos visita hoje… Acolha de coração aberto o que Deus quer falar ao seu coração.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.