19 Sep 2020

Abramos o nosso coração para a Palavra de Deus

“O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram” (Lucas 8,5).

Causa-me uma profunda admiração olhar esse semeador. Até pouco tempo achava que esse semeador era muito imprudente porque saía jogando sementes para tudo quanto é lado, e ele não era muito seletivo no terreno onde jogava as suas sementes.

Se formos olhar em termos econômicos, o dono de uma plantação, o dono de uma vinha, o dono de uma fazenda, não vai querer desperdiçar nenhuma das suas sementes, pelo contrário, ele vai primeiro preparar o terreno. E aquele terreno que, de fato, está bem preparado é o terreno que vai receber a semente. É ali que ele vai semear, ainda que algumas sementes possam não vingar, mas o fato é que você seleciona bem o terreno.

Aqui o semeador sai para semear em todos os campos, em todas as realidades, até à beira do caminho. A semente cai na estrada, na beira da estrada; a semente cai em terreno pedregoso, em terreno espinhoso, mas a semente cai em um terreno que é bom e ali produz frutos.

É importante abrir-se para a Palavra de Deus, deixar que ela caia no meio de nós

O fato é que não precisamos olhar agora para a economia, precisamos olhar para o Reino de Deus, porque Ele, de fato, não faz seleção de pessoas e de corações. A Palavra de Deus é semeada em todos os corações, mas é o terreno que precisa abrir-se para acolher a Palavra, é o nosso coração que tem de se tornar um terreno acolhedor, que se abre para que a Palavra entre e penetre dentro de nós para que possamos produzir frutos.

Ainda que o meu terreno seja disperso, que esteja largado à beira do caminho, a Palavra de Deus pode transformar esse terreno num bom terreno, ainda que o meu terreno seja pedregoso e espinhoso. Se cremos no poder da Palavra de Deus, Ele transforma esse terreno que está perdido ou improdutivo, num terreno que produza os frutos do Reino dos Céus.

É importante abrir-se para a Palavra de Deus, deixar que ela caia no meio de nós, no nosso coração, mas é preciso cuidar. Porque o problema de todo e qualquer terreno é quando ele não acolhe, quando não cuida da semente, quando permitimos que essa semente seja roubada, maltratada, não caía, não seja cuidada e não produza frutos em nós.

Não basta ouvir a Palavra de Deus, é preciso ouvi-la com atenção e dedicação, mas, ao mesmo tempo, com aplicação. Preciso me jogar inteiro na Palavra porque ela se joga inteira sobre mim e minha vida. É preciso que eu realmente me coloque diante da Palavra com amor, inteiro, me dedicando a ela, para que ela produza muitos frutos em minha vida.

Tenho apreciado cada vez mais as pessoas que têm sido transformadas pelo poder da Palavra de Deus, se você ainda não foi, é hora de analisar que terreno, que coração e que mentalidade está tendo para acolher a Palavra de Deus que está sendo semeada como nunca em nossos corações.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.