01 Jun 2020

A Virgem Maria é nosso modelo de Igreja

“‘Mulher, este é o teu filho’. Depois disse ao discípulo: ‘Esta é a tua mãe’” (João 19,26-27).

Um dia depois de Pentecostes, a Mãe Igreja nos dá a graça de celebrar a Mãe da Igreja, a Virgem Maria. Ela estava na Igreja nascente, na celebração de Pentecostes, quando o Espírito Santo veio sobre os apóstolos reunidos com Ela no cenáculo.

Maria é o protótipo, modelo de Igreja, é nela que a Igreja se encarna. A cabeça da Igreja é o Seu Filho, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Igreja, como aquela que leva a salvação a todos os povos, leva Jesus a todos os homens, veem em Maria aquela que nos traz o Salvador como modelo, onde Jesus deve ser levado, anunciado e, acima de tudo, acolhido.

Hoje, quando celebramos Maria, Mãe da Igreja, tomamos consciência do nosso papel de sermos igreja, de fazermos parte do corpo místico de Cristo, essa é a graça que o batismo concedeu a cada um de nós. O fato de sermos batizados nos torna membros desta Igreja.

Olhamos para aquela que é Mãe, que viveu o modelo de ser igreja para também aprendermos a ser igreja.

Igreja não é simplesmente o templo onde vamos rezar, participar das celebrações litúrgicas, e assim por diante. Não podemos ter uma visão ingênua de igreja como templo, mas Igreja como o lugar que congrega os filhos de Deus por todo o mundo.

Maria é o protótipo, modelo de Igreja, é n’Ela que a Igreja se encarna

A Igreja é o próprio coração de Deus que acolhe todos os Seus filhos. Por isso, a nossa missão na igreja é participarmos e sermos, acima de tudo, igreja viva, que realmente estejam incorporadas em Cristo Jesus.

Que Maria, Mãe da Igreja, nos ensine a sermos também igreja. Ela como Mãe auxilia, protege, está perto, nos dá o exemplo, intercede por nós e nos ensina tão viva, atuante, participante e, acima de tudo, oblativa como aquela que se doa para a causa do Reino.

Ser igreja é doar-se para que o Reino de Deus aconteça e esteja sendo celebrado, anunciado e proclamado no meio dos homens. Ser igreja é fazer o Reino de Deus acontecer.

No seu silêncio operante, Maria torna-se o modelo de igreja orante, como Aquela que ora, intercede e vive uma comunhão profunda com o mistério da Trindade. Precisamos, como Ela, aprender a sermos também orantes, fazermos da oração o alimento principal da nossa vida cristã. Aquele que ora a Deus ama o seu próximo, por isso, na igreja, a exemplo de Maria, que foi ser igreja para sua prima Isabel, nós também somos igreja uns para os outros acolhendo, amando e cuidando.

Nossa Senhora, Mãe da Igreja, rogai por nós!

Deus abençoe você!   

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.