20 Jul 2010

A verdadeira família de Jesus

O Evangelho de hoje nos apresenta Jesus cercado pela multidão, que O comprime, pois deseja escutar a  Sua Palavra; o povo quer escutar a Palavra do Senhor, pois num primeiro momento, recebe o convite de um Jesus tomado de misericórdia, compaixão e amor por cada um deles. Primeiro Cristo ama, depois fala ao coração do povo sedento.

Jesus ama, e porque ama, fala aos seus corações na certeza de que uma resposta será necessária por parte do povo. A única resposta cabível frente a uma proposta de amor é retribuirmos com amor, pois amor com amor se paga. O maior gesto de amor, neste caso, é colocarmos esta palavra na vida em prática.

Os familiares de Jesus estão ali; eles desejam falar com Ele; eles têm algo muito importante para comunicar a Ele. Num primeiro momento, parece que o Senhor responde com grosseria ao aviso que lhe dão sobre Seus familiares que querem Lhe falar. Não, Jesus aproveita a ocasião para educar aqueles que ali estão e mostrar que Seus familiares são mais que familiares, ou seja, são íntimos d’Ele.

Há uma grande diferença entre familiaridade e intimidade; intimidade requer familiaridade; mas familiaridade não requer intimidade. Infelizmente. Basta olharmos para a maioria das famílias hoje em dia. Quantas famílias que vivem sob a casa da estranheza; ou seja, não há intimidade, são estranhos, não se conhecem. Par dizer que, para sermos da família de Jesus, é fundamental que haja intimidade com Ele; esta intimidade será fruto de uma profunda experiência com a Sua Palavra; será fruto de corações que estarão sempre próximos, num constante colóquio de amor entre pessoas que se amam: Jesus e eu; eu e Jesus.

Não basta acreditar – satanás também acredita em Deus. Não basta termos os sacramentos, pois o que salva não são os sacramentos; os sacramentos são meios de salvação. O que salva é a vivência destes sacramentos.

Não basta ser da família de Jesus; é preciso ser íntimo, obediente à Palavra de Deus. A familiaridade verdadeira será consequência disso. Mas saibamos de uma realidade fundamental para que esta maravilha aconteça na nossa vida e, consequentemente, a felicidade e a salvação: não existe Jesus Cristo sem a Sua Igreja e não existe Igreja sem Jesus. Estas obediências e estes seguimentos a Jesus, sem obediência e seguimento da Igreja, é tudo, menos obediência e seguimento verdadeiro.

Todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe. Que vontade é esta? Amor e obediência a Jesus Cristo e à Sua Igreja.

Padre Pacheco

Comunidade Canção Nova

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.