15 Dec 2020

A verdadeira conversão nos leva até Deus

“Então Jesus lhes disse: ‘Em verdade vos digo que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. Porque João veio até vós num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele’” (Mateus 21,31-32).

No Evangelho de hoje, Jesus nos mostra o exemplo do pai que tinha dois filhos. Aquele primeiro filho – para o qual o pai dirigiu a palavra pedindo para ele trabalhar na vinha – disse ao pai que não queria, mas depois, na sensatez, refletiu, pensou e foi. O segundo já respondeu imediatamente que iria, mas não foi, não usou da sensatez para responder nem para pensar naquilo que respondeu. Ele respondeu que iria por uma questão da sutilidade, daquilo que seria o óbvio – obedecer ao pai -, mas, na verdade, ele não foi.

Sabe, o acolhimento do Reino de Deus não se faz por boca nem por coração, mas por convicção. Essa convicção leva a uma conversão, a uma mudança de atitudes. O bonito na vida não é ter uma opinião formada, mas é ter uma opinião mudada e convertida. O bonito na vida não é a pessoa dizer que tem palavra, mas é ser capaz de rever a sua palavra e os seus conceitos.

A verdadeira conversão abre o coração para ouvir a direção que Deus tem para cada um de nós

Não é nenhuma fraqueza de caráter a pessoa ter uma palavra agora e dizer humildemente: “Eu repensei aquilo que eu achava, aquilo que dizia e acreditava”. Não é fraqueza nenhuma, pelo contrário, é uma personalidade autêntica alguém dizer: “Eu revi meus conceitos”, “Eu repensei as minhas opiniões”, “Deixei Deus me convencer, converter-me e saí das minhas ilusões e dos meus subjetivismos para me deixar convencer pela graça de Deus”.

O que é uma verdadeira fraqueza de caráter é a pessoa viver no erro e morrer no erro, é a pessoa viver no pecado e morrer no pecado, é a pessoa transformar a sua opinião em verdade e não sair dela por orgulho ou soberba. A verdadeira conversão é aquela que alarga e abre o coração para ouvir a direção que Deus tem para dar a cada um de nós.

Louvo muito a Deus por, a cada dia, não só me convencer do Seu amor, mas por me mostrar o caminho e a verdade até nas minhas próprias convicções religiosas. Quantas coisas acreditei que eram assim, mas deixei-me abrir pela graça para que ela me convencesse de que a verdade não sou eu, a verdade é Jesus, e preciso aderir a Ele a cada dia da minha vida.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.