26 Jan 2022

A sua missão é anunciar o Evangelho de Cristo

“O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir” (Lucas 10,1).

Jesus é o primeiro missionário do Pai, Ele é o primeiro enviado e, por isso, nós nunca, jamais, nos autoenviamos, ninguém se autoenvia. A missão brota do coração do Pai, a missão é um dom do Pai, é um dom de Deus, tudo o que nós fazemos e realizamos é por causa da missão do Filho de Deus.

“Setenta e dois” para indicar o alcance dessa missão. Todos devem se sentir comprometidos com a missão; recebemos essa graça através do nosso batismo. No nosso batismo nós fomos constituídos sacerdotes, profetas e reis.

Jesus envia dois a dois, não é um mero detalhe, porque falar sozinho é muito fácil, pregar é muito fácil, mas quando temos um outro perto, isso me compromete e preciso dar testemunho daquilo que prego. Por isso, que Jesus não envia os Seus discípulos jamais sozinhos, mas os envia dois a dois, para que o outro seja também oportunidade de testemunho e de coerência de vida.

Estar perto de quem sempre está de acordo comigo é muito fácil, mas o desafio é o confronto, é quando comprometo a minha vida, outro ponto de vista, alguém que corrigi os meus erros e não se omite em apontá-los e me ajuda no meu caminho de conversão. Por isso, Jesus envia dois a dois.

A missão brota do coração do Pai, a missão é um dom do Pai

“Os envia na sua frente”, é interessante que a tradução original é: “Jesus os envia diante do seu rosto”. Por quê? Porque corremos sempre o risco do autorreferencialismo, que é aquele vício de olhar tudo a partir de nós mesmos, e o vício de querermos ser mestres de nós mesmos. Ou atribuímos isso a alguém que não seja o Cristo ou nós atribuímos a nós mesmos, pior ainda, porque nós passamos a idolatria de uma pessoa, de uma ideia. Por isso, Jesus os envia à Sua frente para que o discípulo contemple o rosto de Cristo constantemente.

O rosto de Cristo precisa ser contemplado para que nós O imitemos em tudo, ainda mais no jeito de anunciar o Evangelho, sem omissões, sem exceções, sem camuflar a mensagem do Evangelho, sem dar uma roupagem para a mensagem do Evangelho. O discípulo é enviado à frente do Mestre para que, constantemente, o rosto de Jesus seja olhado e contemplado, para que a mensagem do Evangelho permaneça sempre fiel.

“Jesus os enviou a toda a cidade e lugar”, a extensão da missão é onde Deus te coloca hoje, para que você realize uma missão, pode ser no meio da sua família, pode ser no seu ambiente de trabalho, pode ser nas realidades da sua comunidade e da sua paróquia, não importa a extensão, importa que você, hoje, dê a sua resposta à missão que Deus confia.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.