05 Apr 2013

A rede de Jesus não se rompe jamais

Temos uma nova aparição de Jesus Ressuscitado. Desta vez, à beira do mar de Genesaré, na Galileia. Mas o evangelista chama a este local com seu nome romano: Tiberíades, talvez para indicar que a missão deve se estender a todos os povos pagãos e não somente à Galileia.

João nos apresenta o firme propósito dos discípulos em ir pescar. Na hora em que Jesus aparece, eles estavam lançando as redes. O que poderia parecer o retorno às suas atividades normais – “humanamente” falando – já que passava a impressão do fracasso do ministério do Mestre.  Mas, com a presença do “Pescador por excelência”, faz com que eles retomem a missão deixada por eles.

A narrativa é semelhante a da pesca milagrosa, no Evangelho de Lucas, quando Jesus chama os primeiros discípulos. A pesca é símbolo da missão. A presença e a palavra de Jesus são necessárias para o seu sucesso, e a comunidade missionária se une em torno da refeição eucarística partilhada com Jesus.

Um fato muito importante a se ter em conta é o da rede que não se rompeu. Ela representa a túnica de Jesus que não foi rompida (Jo 19,23-24), a rede de Jesus não se rompe. Quero lhe dizer, meu irmão, que quem vai à pesca com Jesus tem um Guia, uma rede segura que não se rompe jamais! Venha o que vier e de onde. Ela está firme para sempre.

Eu e você precisamos ser esta rede que não se divide e nem divide, mas onde todos caibam. Ele mesmo rezou por esta unidade necessária (Jo 17).

Padre Bantu Mendonça

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.