24 Aug 2020

A pessoa autêntica busca sempre viver a verdade

“Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: ‘Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José’” (João 1,45).

Celebramos, hoje, na Igreja, o apóstolo São Bartolomeu, também chamado Natanael. Eu pessoalmente gosto demais de Natanael, de São Bartolomeu, pelo tamanho da sua sinceridade.

Foi Filipe que primeiro se encontrou com Jesus, e ele foi humildemente dizer a Natanael: “Olha, encontramos aquele de quem Moisés escreveu, falou a respeito. Ele já está aqui no meio de nós”. Mas aqui tem um problema, Filipe disse que ele era de Nazaré e Natanael, com muita sinceridade, perguntou: “Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?”.

Nazaré era uma cidade muito insignificante; hoje, é uma cidade bonita e grande, mas naquela época nem no mapa era possível encontrar Nazaré. E pode vir alguma coisa boa de Nazaré?

Ás vezes, é o desprezo que alguém faz por aquela cidade que está lá no interior, perdida e, de repente, alguém importante vem de lá. Então, é assim que se expressa Natanael com toda a sinceridade do seu coração. Filipe disse a ele: “Venha você mesmo ver”.

O autêntico é humilde acima de todas as coisas e se põe a conhecer a verdade

Por isso, de longe, quando Jesus viu Natanael, disse: “Ali está um verdadeiro israelita. Autêntico, aquele que pensa e não esconde o pensamento. Aquele que não quer agradar pelo que fala”.

Não é que a pessoa tem que ser aquela coisa desagradável e imprudente, é aquele que busca a verdade para vivê-la. Porque a pessoa autêntica não é aquela que vive questionando por questionar, não é aquela que fica colocando interrogações, duvidando de tudo e de todos. Não é aquela que vive só criticando e colocando problema em tudo.

A pessoa autêntica é aquela que quer viver com autenticidade a sua verdadeira identidade, por isso ele pergunta o por que das coisas, para viver aquilo em verdade. E Natanael não só questiona, mas ele vai conferir, vai ver, vai correr atrás; e quando ele se encontra com Jesus, ele mesmo professa: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”.

Veja, ele mesmo conhece Jesus. Diante de tudo aquilo que o Senhor coloca, ele professa, reconhece e, de fato, olha para Jesus e diz: “Ele é o Senhor”.

A pessoa autêntica é aquela que sabe dobrar suas próprias convicções. O orgulhoso não, ele sabe que está errado, que duvidou, questionou e prefere continuar na dúvida e no questionamento, criando sempre problemas para não reconhecer o que, de fato, ele tinha constatado de forma errada. O autêntico é humilde acima de todas as coisas, ele quer saber e reconhece que o que sabia era limitado e errado, e se põe a conhecer a verdade.

Deus abençoe você!  

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.