28 Sep 2014

A Palavra de Deus semeada em nós provoca mudanças de atitudes

Deus não olha para o tamanho do pecado de cada um de nós. Ele olha, na verdade, para a nossa abertura e para a nossa conversão de vida.

Em verdade vos digo que os cobradores de impostos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus” (Mateus 21, 31).

A Palavra de Deus hoje anunciada é um forte chamado ao nosso coração para que façamos realmente uma verdadeira experiência de conversão e de mudança de vida. Veja bem, não adianta eu dizer que sou cristão, que sou católico, me orgulhar porque vou à Missa, porque rezo em casa, conheço a Bíblia, mas me comportar com indiferença diante das palavras de Jesus, que me chamam à conversão e à transformação de vida. Porque é deste modo que se comportaram muitos na época de Jesus. Eles ouviram o que o Senhor dizia, mas como achavam que já conheciam a vontade de Deus, comportaram-se com uma total indiferença.

Na história do Evangelho de hoje, o primeiro filho diz: “Pai, eu vou fazer a sua vontade”. Mas, quando o pai apresenta qual é a sua vontade ao filho, este simplesmente não a coloca em prática. O segundo filho, num primeiro momento, põe dificuldade, até diz ”não”, mas depois reflete melhor e deixa-se tocar pelo pedido do pai e dá a sua resposta positiva.

Quando Jesus diz que as prostitutas, os cobradores de impostos e os pecadores nos precedem no Reino de Deus porque, muitas vezes, nos sentimos justos, justificados, bons diante de Deus e não nos deixamos converter diariamente e verdadeiramente pela Palavra de Deus. Ao contrário de muitos de nós, muitos destes acolhem a Palavra, por maiores que sejam os vícios vividos ou a vida errada que já levaram, e se convertem de verdade!

Por isso, Deus não olha para o tamanho do pecado de cada um de nós. Ele olha, na verdade, para a nossa abertura e para a nossa conversão de vida. Porque, o que importa não é o tamanho do pecado, mas a grandeza da misericórdia de Deus, que tudo lava, que tudo purifica e que tudo renova, quando eu e você estamos verdadeiramente arrependidos.

Nós não devemos nos comportar, na casa de Deus, como meros espectadores! Não devemos ser alguém que ouve, que acha bonito o que se fala, mas não se deixa tocar, não se deixa converter, não permite realmente o seu coração ser mudado e transformado pela Palavra de Deus.

Que essa Palavra, hoje, semeada em nosso coração, provoque em nós mudanças de atitudes, de hábitos, de gestos, de coração, de mentalidade, para que não sejamos como o primeiro filho do Evangelho, aquele filho que diz “sim”, mas no fundo não coloca em prática a vontade do pai. Podemos ser até, no primeiro momento, duros, mas o importante é vencer a dureza e deixar a Palavra de Deus nos transformar a cada dia.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.