07 Sep 2021

A oração traz a luz que precisamos para as nossas escolhas

“Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus” (Lucas 6,12).

Hoje, queremos olhar para Jesus, o mestre da vida. O Mestre é aquele que nos ensina como devemos viver a nossa vida. Somos todos os dias convocados pela vida a tomarmos decisões, a fazemos escolhas. E como nós precisamos cuidar, porque, muitas ou tantas vezes, fazemos escolhas erradas, precipitadas, muitas vezes somos movidos por sentimentos que não são os melhores sentimentos, tomamos decisões a partir de rancor, da raiva, da ira, do ressentimento, mas, sobretudo, pela precipitação do momento.

Como precisamos aprender com o Mestre Jesus que a luz vem da oração; e a oração é que traz a luz que precisamos para as escolhas da vida. Jesus tinha um grupo grande de discípulos, mas, dentre os Seus discípulos, Ele precisava escolher os Seus apóstolos. O Senhor da vida, Jesus, precisava da luz do Pai, a comunhão com o Pai, para que Ele pudesse, na serenidade e na sobriedade da alma, escolher aqueles que o Pai designava.

Precisamos aprender com o Mestre Jesus que a luz vem da oração, e a oração é que traz a luz que precisamos

A luz de Deus vai sempre nos ajudar, mesmo nos erros que nós, muitas vezes, tropeçamos na vida, isso se soubermos nos voltar verdadeiramente para Deus e deixar que Ele ilumine o nosso coração pela força da oração. Não podemos ignorar a oração em nossa vida, não podemos negligenciar a oração de forma alguma.

Estamos cometendo erros, atropelos em escolhas fundamentais da vida, por falta da sobriedade e da oração. Jesus passou a noite inteira em oração para que, na luz do Espírito, pudesse fazer a escolha necessária. Ali, inclusive, entre os doze escolhidos, estava Judas, o traidor. Não é que Judas não devia ser escolhido, ele recebeu a chance e a graça; se ele não correspondeu à graça, que dor para o coração do Senhor, mas que dó para ele que perdeu a oportunidade.

Mesmo, muitas vezes, querendo acertar, podemos errar; e a graça de Deus vai nos iluminar até para corrigirmos os erros que cometemos. Mas não escolha primeiro o erro, escolha a luz e a graça. E a graça de Deus vai nos acompanhar quanto mais nos dedicarmos à oração; a alma se debruçar sobre ela, para que nada seja feito sob o impulso das trevas, sob o impulso do sentimento do coração que não está purificado e iluminado. Por isso, nos refugiemos na oração, porque é lá que recebemos a graça da iluminação interior.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.