24 Oct 2018

A mediocridade é uma tentação para a vida cristã

É importante vivermos a vigilância, o cuidado e o aperfeiçoamento da nossa própria vida

“A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!” (Lucas 12,48).

A Palavra de Deus, que nos é dirigida no dia de hoje, chama-nos à atenção sobre a responsabilidade que cada um tem com a fé e com a própria vida.

Deus se revelar a nós, e essa é uma atitude amorosa e bondosa d’Ele, mas, ao mesmo tempo, é também uma responsabilidade. Quando Deus se aproxima de nós, Ele acende a nossa consciência e nos dá mais conhecimento das verdades que nós conhecemos de forma rudimentar, mas chegamos a conhecer a verdade de forma mais plena e dirigida, por isso temos mais responsabilidade do que outros.

Quando o Evangelho diz que quem muito sabia e fez o que era errado seria muito chicoteado, e quem pouco sabia seria pouco chicoteado, o Evangelho está dizendo que quem mais sabe tem que ser mais cobrado, quem mais recebeu precisa dar mais, precisa ser mais consciente e responsável com si mesmo.

Muitas vezes, ficamos nos perguntando: “Por que eu não faço o que todo mundo lá fora faz? Por que eu também não vivo uma vida errada?”. Porque já conhecemos as consequências da vida errada e, muitas vezes, os que vivem uma vida dissoluta e de qualquer forma são inconsequentes, mas, ao mesmo tempo, não são conscientes das consequências de uma vida errada e pagarão o preço.

Pagamos o preço ainda maior quando conhecemos [a vida errada], sabemos como ela é e não a praticamos, porque nos foi dada a graça de conhecê-la. A nós Deus revelou o Seu amor e deu-nos a graça de conhecer cada vez mais com profundidade.

Deus nos adverte, ensina-nos, forma e educa. Não podemos desprezar nem viver de qualquer jeito, como se fôssemos ignorantes em relação às coisas d’Ele, a não ser que nos portemos com ignorância, ignorando a graça que nos foi concedida.

Deus tem sido muito bondoso e misericordioso, mas Ele também é justo. Por isso, é importante vivermos a vigilância, o cuidado e o aperfeiçoamento da nossa própria vida. Não nos conformemos com uma vida medíocre, porque a mediocridade depois de um tempo é uma tentação para a vida cristã. Muitos pensam: “Já sei tudo sobre Deus”, e o pior é que, muitas vezes, sabemos a teoria, mas a prática não condiz. Já sabemos o que Deus ensina sobre o amor, a caridade, entretanto, muitos que não conhecem praticam melhor do que nós.

Deus nos livre de uma vida cristã medíocre e nos dê a graça da autenticidade de vida. Esforcemo-nos, dediquemo-nos e apliquemo-nos por uma vida cristã mais consistente.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.