05 Sep 2021

A graça de Deus quer nos tocar

“Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão” (Marcos 7,32).

Estamos acompanhando a liturgia deste domingo, onde esse homem surdo e que falava com dificuldade é apresentado a Jesus; ele não era de nascença, tornou-se ao longo da vida por alguma dificuldade, por algum problema, porque ele falava, mas com dificuldade.

A verdade é que nós aprendemos a falar porque nós escutamos, e, quando vamos perdendo a capacidade de escutar, com certeza, vamos também tendo dificuldade para falar. Hora vamos falar embaraçados, hora vamos falar alto demais, porque não estamos escutando, não estamos tendo a medição; hora vamos nos comunicar de uma forma truncada, errada, porque quem não escuta não pode dialogar, não pode falar.

Com esse homem foi rompido o dom da comunicação, porque, uma vez surdo, ele vai se tornando cada vez mais mudo ou vai falando cada vez com mais ruídos e dificuldades. Vão suplicar para que Jesus toque nesse homem, para que Ele o restaure, para que a graça da comunicação divina esteja novamente agindo nele.

A graça de Deus quer nos tirar de tudo aquilo que está tumultuando e bagunçando a nossa vida

É isso que Jesus faz. Primeiro, Jesus o tira da multidão. Você sabe que, quando estamos em meio à multidão, estamos no meio da confusão e no meio da multidão, nós temos dificuldade para escutar, para falar, porque todo mundo fala de uma vez só, todo mundo fala muita coisa, e as coisas se tornam tumultuadas.

Às vezes, estamos perdidos dentro de um tumulto, dentro do nosso próprio coração, porque há multidão de pensamentos e sentimentos, as coisas se tornam confusas dentro de nós e não ouvimos a Deus, não ouvimos o outro falar, não escutamos o sofrimento de quem está ao nosso lado, porque está tudo muito confuso, estamos muito juntos da multidão. E, no meio da multidão, há sempre o tumulto das situações. Por isso, a graça de Deus tira esse homem do meio da multidão. E, quando ele é retirado do meio daquele tumulto, a graça de Deus toca nos seus ouvidos. A graça de Deus é Jesus tocando nos seus ouvidos para que eles possam se abrir.

Que beleza, Jesus cuspindo no chão com sua própria saliva, Ele tocou na sua língua e suplicou ao Pai: “Abra-te! Efatá!”, para que os ouvidos possam se abrir, para que a língua possa se soltar e esse homem ficar curado e, novamente, voltar a ouvir e a falar sem desembaraço.

A graça de Deus hoje quer nos tocar, a graça de Deus quer nos tirar de tudo aquilo que está tumultuando e bagunçando a nossa vida. O que nos tornam surdos, ao longo da vida, são os barulhos que vamos acumulando dentro do nosso interior, e não são poucos os barulhos, são muitos! Vivemos em meio a um tumulto de coisas que agitam o nosso interior. Vamos perdendo a sensibilidade da graça, a sensibilidade da escuta, vamos perdendo a capacidade de nos comunicar como deveríamos.

É por isso que queremos suplicar: “Jesus, abra os nossos ouvidos, silencie o nosso coração, para que possamos te escutar e, assim, comunicar a sua graça”.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.