24 Jan 2022

A divisão torna a sua vida insignificante

“Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído” (Marcos 3,24-26).

Uma das melhores técnicas para combater o inimigo é demonizá-lo; basta transformar alguém em um demônio, em um mal absoluto para acabar com tudo. Tentaram fazer isso com Jesus, dizendo que Ele estava possuído pelo espírito de Belzebu, e esta seria uma forma de manter todas as pessoas longe do Senhor.

Quando se fala em demônio, espantamo-nos imediatamente, já temos muito medo. Como é triste quando alguém transforma o outro em um demônio! Como é doloroso quando alguém espalha a fraqueza de uma pessoa, quando expõe o pecado de alguém, uma limitação, um erro, quando se propaga a fama de alguém ou se vai denegrir a fama de alguém! Quando se faz com que todos olhem para aquela pessoa como se ela fosse só o mal, como se ela não tivesse mais possibilidade de redenção nem de salvação. É muito triste!

Muitas vezes, nós descobrimos dentro de nós este mal terrível. Até o mal para funcionar, ele sabe que precisa se unir de alguma forma. É claro que o diabo é sempre, por excelência, o divisor, mas para ser eficaz ele age com unidade, de forma compacta, sem divisão. O mal forma o que nós chamamos de “associação criminosa”, o mal se une justamente para ter uma eficácia, para atingir o seu objetivo.

Não podemos nos deixar destruir, autodestruir por causa da divisão

Quantas vezes, dentro de nós, existe essa maquinação, essa tendência para arquitetar o mal! Quantas vezes, dentro de nós, calculamos, julgamos, planejamos o mal, pensamos o mal de alguém e, muitas vezes, nós até usamos outras pessoas para fazer o mal. Temos que ter a coragem, hoje, de colocar a luz de Cristo nestas trevas que nos afetam.

Como eu disse, se o mal para funcionar sabe qual estratégia usar, por que nós não entendemos e não agimos da mesma forma para fazer o bem? Se nós pensarmos o que enfraquece todas as nossas experiências do bem, chama-se “divisão”. A Igreja se torna insignificante por causa da divisão entre nós cristãos, a família se torna um inferno quando acontece a divisão, as nossas comunidades se tornam estéreis por causa da divisão.

Veja esse texto da Escritura: a partir da experiência do mal, ele nos revela que até mesmo o mal, os demônios fazem associações para atingir os seus objetivos, e nós não podemos nos deixar destruir, autodestruir por causa da divisão.

Vamos pedir, hoje, ao Senhor que a força da Sua Palavra produza, nos nossos corações, a graça e o dom da unidade, da comunhão. Que você se una a alguém para fazer o bem, para pensar o bem, para falar bem de alguém, para construir a comunhão e a fraternidade. Que o Espírito do Senhor nos dê essa graça!

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.