12 Mar 2021

A dimensão do amor passa pela dimensão da escuta

“O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força!” (Marcos 12,29).

“Israel, ouve! O Senhor nosso Deus é o único Senhor”. Quando perguntamos para qualquer pessoa qual é o maior dos mandamentos, a resposta de imediato é: amar a Deus sobre todas as coisas. Mas o que não pode ficar de fora é aquilo que o Senhor mesmo disse a Israel, chamar Israel. Porque quem não escuta não ama, por isso, a dimensão do amor, passa pela dimensão da escuta. Israel deixou de amar o Senhor quando deixou de escutá-Lo.

Você sabe por quantos caminhos tenebrosos o povo de Deus caminhou porque não escutou o Senhor, porque foi um povo duro de coração, o quanto o povo se perdeu ao longo do deserto, o quanto o povo de Deus mesmo já na terra prometida se perdeu, se corrompeu porque ouviu a si mesmo, mas não ouviu o Senhor.

Não podemos ficar com essa balela: “Eu amo a Deus”, mas como amo a Deus se não escuto a Deus? Escutar a Deus não é aquilo que eu quero que Deus me fale, não é aquilo que eu coloco na boca de Deus, não é aquilo que eu interpreto como Deus, como se fosse Deus me falando, não é aquilo que tiro das minhas subjeções pessoais e coloco assim: “Está vendo o que Deus está falando?”.

É fácil falar que o amor de Deus está em mim, difícil é esse amor realizar a obra da escuta dentro de nós

A arte da escuta é a mais difícil de tudo aquilo que os sentidos humanos precisam. Nós não sabemos escutar nem mais uns aos outros. A mulher, muitas vezes, não escuta o seu marido, os filhos não sabem escutar os pais, os pais não sabem escutar seus filhos, os humanos não sabem mais escutar uns aos outros.

Se não somos capazes de escutar a linguagem humana, como vamos escutar a linguagem divina do silêncio, o silêncio de Deus? Vamos continuar criando interpretações subjetivas na cabeça de cada um para dizer que Deus está falando.

Saber escutar a Deus é quem O ama de verdade; quem ama menos a si e ama a Deus sobre todas as coisas. Saber escutar Deus é sair dessa posição que tenho, tão orgulhosa e soberba de achar que sei tudo, que posso tudo e passo até por cima dos outros em nome de Deus.

Saber escutar a Deus é deixá-Lo nos levar pela mão até para onde não queremos ir, amar até quem não queremos amar, cuidar até de quem não somos humanamente capazes de cuidar. Amar a Deus é deixar que Ele mande não só aquilo que quero obedecer, mas aquilo que Deus, de fato, quer realizar em mim.

É fácil falar que o amor de Deus está em mim, difícil é esse amor realizar a obra da escuta de Deus dentro de nós.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.