Além do visível como reconhecer o sinal do amor de Deus
Naquele tempo, os fariseus vieram e começaram a discutir com Jesus. E para pô-lo à prova, pediram-lhe um sinal do céu. Mas Jesus deu um suspiro profundo e disse: “Por que esta gente pede um sinal? Em verdade, eu vos digo, a esta gente não será dado nenhum sinal” (Marcos 8,11-13).
Sabemos que, após a catástrofe do dilúvio, Deus deu ao Seu povo um sinal: colocou um arco no céu. O texto diz: “Coloco o meu arco sobre as nuvens, sinal da minha aliança entre mim e a Terra”.
Deus deixou claro que o Seu amor é eterno e que, apesar das faltas graves de toda a humanidade, Ele nunca cessa de derramar as Suas bênçãos e graças sobre nós. Parece que os fariseus se esqueceram de que o arco-íris era sinal do amor eterno de Deus com a humanidade. Que pena que muitos até hoje se esquecem disso!
Depois, temos um outro sinal interessante que foi o do profeta Jonas, engolido simbolicamente pela baleia, mas muito mais engolido pelo seu orgulho, sua cabeça dura. Jonas tornou-se um sinal de que Deus chama cada um de nós à conversão, a revermos nossos atos, a mudarmos comportamentos, a rompermos com situações de pecado.
E parece que os fariseus se esqueceram que o episódio de Jonas era um alerta vermelho, um sinal para uma revisão de vida e uma mudança radical.
O sinal do amor por excelência
Na plenitude dos tempos, veio o grande sinal por excelência, Cristo encarnado, Deus conosco feito homem na nossa carne mortal. Aquele menino deitado na manjedoura torna-se um sinal de que Deus chega ao extremo do Seu amor por toda a humanidade, enviando o Seu Filho Unigênito para que todos sejam salvos por Ele.
Parece que os fariseus se esqueceram de que Jesus era Deus presente no meio deles, para que quantos o acolhessem, pudessem receber a graça da salvação.
Converter o coração para enxergar o invisível
Mais sinais do que estes?! Impossível! Por isso vamos nos converter e deixar de buscar confirmações para a incredulidade e dureza do nosso coração, e vamos acolher os sinais de Deus na nossa vida e na nossa história.
Sobre todos vós desça a bênção de Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


