A missão de João Batista: preparar o caminho para a liberdade
No dia seguinte, João viu Jesus que vinha ao seu encontro e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo. É dele que eu disse, e depois de mim veio um homem que passou a minha frente, porque existia antes de mim” ( João 1,29-34).
O olhar de João e a revelação do Messias
O Evangelho nos coloca diante de uma cena contemplativa, e João Batista é este profeta que Deus levanta para preparar o caminho do Salvador, o Salvador que vem para nos libertar dos nossos pecados.
Qual é o único objetivo de Jesus ter vindo ao mundo? Para nos libertar, para fazer de nós homens livres.
E o que nos prende e o que nos escraviza? O pecado.
Jesus só veio para isso, para nos libertar do pecado. Essa condição nos tira da promessa de vida eterna.
A identidade de Jesus de forma consciente na nossa vida
Por isso Jesus veio. Se Ele não viesse, nós estaríamos condenados a ficar eternamente longe de Deus. Por isso a identidade de Jesus precisa ser colocada de forma consciente na nossa vida: Ele é o Senhor. Ele é o Salvador. O único que pode apagar os pecados do mundo.
Interessante é que, lá no Antigo Testamento, os profetas que Deus levantou ofereciam sacrifício para o perdão dos pecados, mas eles não podiam apagá-los. Somente Jesus. Por isso Ele veio. E por isso João entende a sua missão: apontar o Cordeiro de Deus.
E o sentido teológico de tudo isso é para mostrar que o sacrifício definitivo que Jesus realizou na cruz é para nos dar a certeza da vitória e a certeza da salvação.
Jesus, o único que pode tirar o pecado do mundo
Por isso, meus irmãos, é compreensível trazer para a nossa realidade: fomos reconciliados por Deus e salvos pelo Sangue de Jesus, o único que pode tirar o pecado do mundo. E eu fui alcançado por essa graça.
Deus quer alcançar você também nesta palavra de salvação que nós estamos anunciando. Você não pode ficar de fora!
Abra o coração e faça a experiência do amor de Deus.
Que Ele nos abençoe e que Deus nos liberte de todo o mal e de todo o pecado.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


