09 Jul 2025

Jesus chama!

“Naquele tempo, Jesus chamou os dois discípulos e deu-lhes poder para expulsar os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade” (Mateus 10,1-7).

O chamado de Jesus e nossa missão

Meus irmãos e minhas irmãs, aqui, neste Evangelho, nós apresentamos o momento em que Jesus chama os doze apóstolos e envia-os em missão. É um texto fundamental para refletirmos sobre a vocação, a missão e a identidade da Igreja.

A iniciativa Divina

Aqui estão os pontos importantes: Jesus chama os doze, e você precisa se incluir. Você precisa se colocar como aquele que está sendo enviado pelo Senhor. O chamado parte da iniciativa de Jesus, não dá escolha dos homens.

Por isso, meus irmãos, todo chamado de Deus parte de Deus, ou seja, é Ele que nos chama. A nós cabe responder.
Ele dá autoridade sobre os espíritos impuros e sobre as doenças.

Todos nós batizados, chamados por Deus, temos autoridade no nome de Jesus de expulsar os demônios e proclamar as curas, seja física, seja espiritual. Não é apenas um envio, meus irmãos, mas uma capacitação que Deus nos dá pelo poder espiritual que nosso batismo nos concede, ou seja, mostra que o ministério não é apenas humano, mas a participação da missão divina, ou seja, nós partimos em missão, mas nós partimos sobre a graça de Deus.

A simplicidade dos chamados

E é Ele que vai realizar em nós se formos dóceis e deixarmos de sermos instrumentos em Suas  mãos. Meus irmãos, são pessoas simples que são chamadas.

Os apóstolos são pessoas simples, ou seja, de origens diversas, como você, como eu, com suas fragilidades.

Você não tem fragilidades? Eu não tenho fragilidades? Temos. Mas, inclusive, nós vemos, aqui dentro desses doze, Judas Iscariotes.

Foi chamado. Jesus sabia da sua fragilidade, Ele sabia do seu pecado, mas o envia em missão.

Quero destacar o seguinte: Deus confia em cada um de nós como instrumentos para continuar a sua obra. Meu irmão, minha irmã, não tenha medo de impor as mãos, de falar do Evangelho e de proclamar o reino de Deus, porque nós temos, pelo nosso batismo, a autoridade, no nome de Jesus, para levar a cura e a salvação.

Coragem e perseverança

Que Deus lhe dê coragem e que o Espírito Santo o fortaleça para que você não desanime, mas persevere.

Que Deus o abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.