Hoje é domingo, dia do Senhor, dia de festa, dia de alegria e de nos encontrarmos com aquele que venceu a morte, que ressuscitou, trouxe-nos a vida e nos apresentou a vida eterna.
Oração sincera e coração aberto para receber a graça de Deus
Hoje, é dia de olharmos para o nosso guarda-roupa e escolher a nossa melhor roupa para nos colocarmos diante do Senhor. Parece algo simples, mas profundo, porque Ele merece de nós todo o nosso amor, toda a nossa dedicação e todo o nosso empenho. Então, vá diante do Senhor, mas vá com o coração aberto para receber a Sua graça.
Neste dia, que é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e n’Ele exultemos.
Deus acolhe o coração sincero
Hoje, o Evangelho nos diz o seguinte: “Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!” (Lucas 18,9-14).
O versículo 13, que nós acabamos de escutar, mostra-nos como pano de fundo que quem se humilha será exaltado, ou seja, nesse dia do Senhor, em que nos reunimos para adorar a Deus, escutar a Sua Palavra e celebrar a Eucaristia, o Senhor nos convida a entrar no Templo não apenas com os pés, mas com o coração humilde e sincero.
Jesus fala de dois homens que sobem ao Templo para rezar: o fariseu e o publicano. Os dois oram, mas apenas um sai justificado diante de Deus. Por quê? Porque Deus vê o coração, ou seja, o coração humilde, arrependido e sempre sincero. É esse coração que Deus acolhe.
O fariseu e o publicano
O primeiro gaba de si mesmo, faz uma oração soberba, orgulhosa, onde se apoia em si mesmo, e não em Deus. O outro diz o seguinte: “Ó Deus, tende piedade de mim que sou pecador”. Ele faz a oração sincera e humilde, e é essa que alcança o coração de Deus.
Está lá na Palavra: Deus resiste ao soberbo, mas dá a Sua graça aos humildes, ou seja, o primeiro não sai justificado, mas o outro sim, porque o coração dele compreendeu que a confiança não está nos homens, mas em Deus.
Que o Senhor nos ajude a sempre termos um coração humilde, simples, mas que possa, com piedade, dizer: “Senhor, eu sou pecador. Tende compaixão de mim!”. Sairemos justificados e exaltados por Deus.
Que o Senhor nos abençoe, neste domingo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


