O legado espiritual e missionário de São João Paulo II
Hoje, comemoramos a memória de São João Paulo II, cujo belo testemunho de vida missionária, oração e espiritualidade profunda levou este grande homem de Deus a tocar não só o coração de pessoas adultas, mas o coração dos jovens.
Que João Paulo II, hoje, interceda pelos jovens da nossa Igreja e que muitas vocações nasçam da espiritualidade desse homem de Deus.
A vigilância fiel e o serviço responsável
O Evangelho de São Lucas 12,39-48 diz para nós o seguinte: “A quem muito foi dado, muito será pedido. A quem muito foi confiado, muito mais será exigido”.
Hoje, o Evangelho nos coloca diante de uma verdade profunda e exigente: a vigilância fiel e o serviço responsável que o Senhor espera de todos nós, especialmente daqueles a quem muito foi confiado.
Jesus compara o discípulo ao administrador que deve cuidar da casa do seu senhor com fidelidade, mesmo quando parece que este tarda a voltar.
O testemunho missionário de São João Paulo II
Olha que interessante a vida do Papa João Paulo II. Ele foi o servo que o Senhor encontrou agindo assim. São João Paulo II foi um homem que, desde jovem, se colocou a serviço do Senhor.
Ainda muito novo, perdeu os pais e seu irmão, enfrentou a ocupação nazista, os tempos de silêncio forçado e viveu a dor e o sofrimento do seu povo, o povo polonês. Mas em tudo isso foi moldado como um servo vigilante.
O Senhor quer nos moldar como moldou o coração de São João Paulo II nesta virtude da vigilância, Desde o seu sacerdócio até o papado, João Paulo II se distinguiu, por uma presença incansável junto ao povo, por sua capacidade de escutar os sinais dos tempos e responder com coragem, fidelidade e alegria.
Inspiração para os jovens na vida de oração
O Senhor o encontrou sempre agindo assim, seja nas viagens missionárias, nos encontros com os jovens, nos momentos de oração ou nos sofrimentos e na doença. São João Paulo II foi um homem profundamente vigilante e vigiou em todas as áreas da sua vida à espera definitiva do Senhor.
Ele fez a sua Páscoa serena porque o seu coração estava em Deus. Que sejamos vigilantes como São João Paulo II.
Que o Senhor nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!