O Reino de Deus está entre nós
:: Clique aqui e assista ao vídeo da homilia
Naquele tempo, os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o reino de Deus. Jesus respondeu: “O reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer está aqui ou está ali, porque o reino de Deus está entre vós” (Lucas 17,20-25)
A afirmação é clara: o reino de Deus não vem ostensivamente. A tradução para esse termo grego é observação ou espetáculo visível. Quer dizer que se o reino de Deus não entra na dinâmica da atenção dos olhares, nós devemos pensá-lo de uma forma bem familiar e encarnada. Jesus mesmo disse: “O reino de Deus está no meio de vós.”
O perigo da distração e o ópio terreno
Eu tenho reparado, nesses tempos, quanta distração tem tido no nosso país! Nunca se viu tantos shows, festivais, artistas internacionais que nunca pisaram aqui. Mal termina uma festa, seja de rock ou de outro estilo musical, já anuncia uma outra. Festas regadas a bebidas, e há muito ópio para o público! Por que, será que se faz tamanha distração para o nosso povo?
Não se esconde, talvez, o interesse de desviar o olhar do Reino de Deus para essas coisas aqui terrenas, passageiras? Nós estamos nos acostumando com coisas que não são essenciais para a nossa vida, estamos nos fixando em coisas banais, passageiras, quando, na verdade, nós deveríamos fixar o nosso olhar nas coisas do reino de Deus.
A tentação do passageiro e o apego ao material
Pensamos que ele está ali, naquela forma de vida, naqueles valores, comportamentos, ou que está aqui, numa vida sem sentido, apegada aos bens materiais, escravos da aparência, do bem social. Onde é que nós vamos parar com tudo isso?
É Jesus que chega e nos dá um chacoalhão. Precisamos despertar, porque o Cristo que subiu aos céus virá uma segunda vez para julgar todos nós.
A segunda vinda de Cristo
A parusia ou a segunda vinda de Cristo não é um adereço dentro da doutrina cristã, mas um elemento chave, para não vivermos a vida de qualquer forma.
Haverá um acerto de contas. Por isso é preciso encarnar os valores do reino no aqui e no agora de nossa vida.
Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


