O encontro no templo: a apresentação de Jesus ao Pai
“Quando se completaram os dias para a purificação segundo a lei de Moisés, levaram Jesus a Jerusalém para o apresentarem ao Senhor conforme está escrito na lei do Senhor: todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor” (Lucas 2,22-32).
Hoje, a Comunidade Canção Nova está em festa! É o Dia do Consagrado, é o dia do nosso compromisso. Neste tempo favorável, não apenas os membros da comunidade, mas todos vocês que nos acompanham pelo Sistema Canção Nova de Comunicação, pelas homilias diárias e pelos nossos programas, são chamados a renovar esse compromisso de amor com Deus.
A celebração de hoje nos convida a olhar para o mistério da entrega. Ser consagrado é reconhecer que a nossa vida pertence ao Senhor e que cada passo da nossa jornada deve ser orientado pela Sua vontade e pelo desejo de santidade.
Jesus: o templo vivo que purifica o mundo
A apresentação do Senhor marca o encontro de Jesus com o seu povo. Maria e José, em obediência à lei, levam o Filho de Deus ao templo. Aquele que é a própria presença divina entra no templo para se consagrar; é o momento da revelação silenciosa e humilde do Deus infinito que faz morada no meio de nós.
Ele se deixa carregar nos braços de Simeão, o profeta e sacerdote. Precisamos compreender, meus irmãos, que este Menino é o verdadeiro Templo Vivo, que purifica o antigo templo com a Sua presença. Nele, a promessa feita a Israel se cumpre e se expande para o mundo inteiro, revelando que a salvação é universal.
A missão inclusiva e o chamado a consagração batismal
A missão de Cristo é inclusiva e redentora. Precisamos recuperar a consciência que o mundo tem perdido: enquanto vemos exclusões e pessoas se afastando da salvação, Jesus vem para incluir. Somos salvos pela nossa consagração, pelo nosso batismo e pelo desejo sincero de sermos todos de Deus.
O Catecismo da Igreja Católica nos ensina algo fundamental: o homem tem sede de Deus e deseja estar perto d’Ele. Viemos do Senhor e para Ele voltaremos um dia. Que Ele nos ajude a viver com fidelidade a nossa consagração batismal. Que Deus nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


