Deus vê o coração além das aparências e convida à conversão
No Evangelho de hoje, de São Lucas 11,37-41, o Evangelho vai nos falar: “Enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-o para jantar com ele. Jesus entrou e pôs-se à mesa. O fariseu ficou admirado ao ver que ele não se lavará antes de comer. O Senhor, porém, disse-lhes: ‘Vós, fariseus, limpais o exterior do copo e do prato, mas o vosso interior está cheio de rapina e maldade. Insensatos, aquele que fez o exterior não fez também o interior? Dai antes como esmola o que possuís, e tudo o que será puro para vós'”.
O Evangelho de hoje nos confronta com uma verdade que ressoa profundamente em todos os tempos: Deus vê o coração. É algo que nós não podemos esquecer. Nós pedimos ao Senhor que a graça de Deus possa trazer para nós esse sentimento de que os nossos defeitos, nossos pecados não nos deixem longe de Deus, porque Ele nos conhece profundamente.
Deus vê o coração além das aparências
Enquanto os homens se preocupam somente com as aparências, com os ritos externos e com a imagem que passam aos outros, Jesus nos convida a olhar para o interior, para a alma, para as intenções que movem os nossos atos. Olha a diferença! Os homens veem a aparência, Deus vê o coração.
Deus nos trata com compaixão. Ele sabe que nós podemos negá-Lo. O Senhor sabe que nós podemos até mesmo cometer pecados graves que vão nos afastar d’Ele. O Senhor sabe de tudo isso, mas Ele jamais se esquece de nós, porque Ele olha o nosso interior.
O chamado de Jesus à conversão interior
No mundo de hoje, o que mais nós precisamos é deixar de julgar, de criticar, mas olhar, com o olhar de Deus, o que o outro tem de bom, o que o outro pode nos oferecer e o que ele pode trazer e agregar na nossa vida. É assim que Deus quer que nós vivamos entre nós. Num mundo de rigorismo, de exigências, nós não temos tempo para olhar o sofrimento, para as dores dos nossos irmãos.
Viver com amor, autenticidade e misericórdia
Que o Senhor nos ajude a não pararmos nas aparências, mas olharmos para o coração. Assim nós vamos viver a nossa vida cristã com mais dignidade, com mais amor, compaixão e misericórdia.
Que o Senhor nos ajude e que Ele nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!