Naquele tempo, quando Jesus chegou à outra margem do lago, na região dos gadarenos, vieram ao seu encontro dois homens possuídos pelo demônio, saindo dos túmulos. Eram tão violentos, que ninguém podia passar por aquele caminho. Eles então gritaram: “O que tens a ver conosco, Filho de Deus?” (Mateus 8,28-34).
A autoridade de Jesus sobre o mal
Neste Evangelho, meus irmãos, nós precisamos compreender algo muito importante: Jesus, que se encontra com aqueles que estavam possuídos, significando a força do mal. Os dois homens são descritos como violentos, perigosos, afastados da convivência humana. Imagem da exclusão causada pelo pecado.
Percebe-se que o pecado vai nos excluindo, ou seja, dos relacionamentos com as pessoas, vai nos afastando da presença de Deus, ou seja, a força do mal age no mundo de hoje. E Jesus quer mostrar para nós que Ele é vencedor de todo o mal.
A intrepidez de Jesus diante do mal
Jesus vai ao encontro deles. Ele não se intimida diante do mal, porque sabe da sua identidade. Jesus sabe quem Ele é, e Ele sabe para o que veio a este mundo, para nos livrar de todo o mal. E o maior mal é o pecado.
E mesmo fora do território da Judeia, Jesus vai aonde há sofrimento, sinal da Sua missão universal, ou seja, Jesus veio para nos libertar de todo o mal.
O reconhecimento do mal e a autoridade de Cristo
A segunda coisa: os demônios reconhecem Jesus.
Aqui, está um ponto muito importante: quando eles dizem, que tem a ver conosco, Filho de Deus? Reconhecimento espiritual. Ou seja, mesmo os espíritos malignos sabem quem é Jesus.
Aqui mostra a autoridade do Cristo, ou seja, Jesus tem poder sobre o mal, mesmo antes da vitória final na cruz.
A libertação
Percebam, meus irmãos, que, no Evangelho, também os demônios pedem para entrar nos porcos. O que significa isso? Libertação. Jesus permite que os demônios entrem nos porcos, que se lancem no mar, sinal de que o mal é destruído, ou seja, Jesus sempre vai estar conosco para caminhar diante daquilo que hoje nós vivemos.
Vencendo o mistério da iniquidade
Padre Jonas sempre falou do mistério da iniquidade. Este mistério, meus irmãos, só pode ser vencido com a autoridade de Jesus sobre as nossas vidas. Jesus veio para nos libertar e para nos tornar livres.
Que o Senhor nos ajude e que Ele nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!