O significado profundo do nome e o mistério da encarnação
Ela dará à luz um Filho e tu lhe darás o nome de Jesus, pois Ele vai salvar o seu povo dos seus pecados. Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta. Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um Filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa Deus está conosco. Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado e aceitou sua esposa (Mateus 1,18-24).
Irmãos e irmãs, no quarto domingo do Advento, aproximamo-nos muito mais do mistério que celebraremos na liturgia do nascimento de Jesus. Então, muito júbilo no nosso coração para a participação na Santa Missa.
Nosso coração se alegra também porque, hoje, seria o aniversário do Padre Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova e de todo esse Sistema pelo qual você nos acompanha. Nosso coração se alegra pelo sim que este homem deu a Deus também.
É um dia muito feliz para todos nós, dia de júbilo para o nosso coração. E, neste dia, veja o que a liturgia nos propõe.
Jesus, o significado profundo do nome e o mistério da encarnação
O nome ‘Jesus’, o que significa? Qual o significado literal desse nome que pronunciamos tanto? Significa “Deus salva”. Não é um título apenas simbólico e genérico, mas uma declaração de Sua missão. Deus entra no mundo para salvá-lo.
Ele não permanece aqui. Ele ressuscita, vive a ascensão, Ele sobe aos céus, porque esse é o destino de todos nós, de toda a humanidade. Por isso devemos abrir o nosso coração para a redenção que Deus quer realizar em nós.
Deus que vem ao nosso encontro e se faz homem
A encarnação do verbo é um acontecimento, a encarnação do verbo é um evento – de maneira teológica, diríamos um evento salvífico que nos põe para frente, que nos põe para o alto. Este é o mistério da encarnação: Deus que vem ao nosso encontro e se faz homem.
E o nome Emanuel – Deus conosco – confirma essa realidade que nós escutamos também na liturgia deste dia.
Não é uma ideia de Deus, mas Sua presença viva entre nós. Assim é a presença de Jesus. E, na liturgia de hoje, vimos que José é modelo de fé que escuta e age, mesmo sem compreender tudo. Nós devemos escutar e agir segundo Deus.
José acolhe Maria e com ela acolhe o mistério divino
É um convite para nós também acolhermos Cristo hoje, acolhê-Lo neste domingo, mesmo sem entendermos todos os Seus caminhos.
O Natal nos convida a confiar que Deus está conosco, mesmo quando parece ausente. Mas Ele está presente, ainda que você não sinta, ainda que não passe pelos seus sentimentos. A salvação de Deus é real e concreta.
Ele vem nos libertar do pecado, não apenas dos males externos que queremos. Ele nos liberta também por dentro. Essa é a vocação de todos nós.
Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


