O silêncio de Maria: guardar e meditar as maravilhas de Deus
“Os pastores foram às pressas e encontraram Maria e José e o recém-nascido deitado na manjedoura. Vendo-o, contaram-lhe que fora dita sobre o menino. E todos os que ouviram se admiravam do que os pastores diziam. Maria, porém, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração” (Lucas 2,16-21)
A exemplo dos pastores, que nossa fé nos mova à ação
Esse primeiro dia do ano, a Igreja dedica à solenidade da Mãe de Deus, a Theotókos, para significar a cada um de nós o que devemos viver na nossa fé: a centralidade de que Jesus se encarna no seio da Virgem Maria, Ele que é verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
E vemos dois movimentos, o dos pastores e o de Nossa Senhora. E que interessante, meus irmãos! Os pastores foram os primeiros a receber o anúncio da salvação, e eles foram às pressas.
A fé os move à ação. Eles não duvidam, eles não calculam, apenas partem. É o que nós devemos aprender com esses pastores. Ao receber o anúncio da salvação, nós não devemos retê-lo para nós, mas nos colocar em movimento. Ao mesmo tempo, uma vez que nós o recebemos, precisamos também fazer como Maria fez: meditar, guardar, silenciar e, depois, anunciar. Dois movimentos: aqueles que vão às pressas e aqueles que guardam no coração.
Ação e contemplação: aprendendo com os pastores e com Nossa Senhora
E nós devemos viver justamente essa graça de anunciar, mas também de meditar. São duas realidades que nós vivemos: a ação e a contemplação. São realidades sobrenaturais e espirituais que movem a vida de todo e verdadeiro cristão.
Por isso, meus irmãos e minhas irmãs, ao saber que Jesus é verdadeiro Deus e verdadeiro homem, e que Ele veio nos trazer a salvação, não podemos ficar inertes. Precisamos avançar, precisamos comunicar, fazer chegar a mensagem a todos aqueles que ainda não conhecem nosso Senhor Jesus Cristo.
Por isso, neste dia, eu quero convidar você a trazer para a sua vida o seu testemunho daquilo que Deus realizou no seu coração.
O papel do Espírito Santo na missão evangelizadora
E quantas pessoas precisam viver essa realidade! Por isso, eu quero pedir ao Espírito Santo de Deus, aquele que gerou o Verbo no seio da Virgem Maria e aquele que também vai nos colocar em movimento. Porque o Espírito Santo é dinâmico, Ele nos tira da inércia e nos coloca em movimento.
Peçamos a intercessão da bem-aventurada sempre Virgem Maria, para que nós possamos sempre anunciar as maravilhas do Senhor.
Que Deus o abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


