A identidade mais profunda de São José: “filho de Davi”
A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo, e não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe em sonho e lhe disse: “José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo” (Mateus 1,18-24).
A liturgia deste dia nos coloca no coração do mistério que estamos para celebrar, o mistério do Natal, a encarnação do Verbo, a entrada de Deus na história.
Quando o plano divino contraria nossas expectativas
Vejamos: Deus não se impõe com força, mas pede espaço no silêncio do coração da Virgem Maria, no silêncio do coração humano. Deus pede espaço.
Aqui, devemos pensar também em São José, um homem disponível a Deus, sensível a Sua voz mesmo quando essa parece contrariar as suas expectativas.
Quantas vezes também parece que a voz de Deus contraria as nossas expectativas! São José viveu essa realidade. O anjo o chama pelo nome e lhe dá sua identidade mais profunda. Ele diz: “José, filho de Davi”.
A lição de silêncio e a disponibilidade de José para a história da salvação
Aqui está o ponto decisivo: José é chamado a participar ativamente do plano da salvação. Ele deve acolher Maria e o filho que ela carrega, não como um observador, mas como um protagonista silencioso da história da redenção. O silêncio e a atitude de José contribuem para a história da salvação, para a história da redenção humana.
A vida e a vinda de Jesus começam entre nós não por vontade humana, mas pela ação do Espírito de Deus.
José também é visitado pelo Espírito por meio do anjo. E o que lhe é dito? “Não tenhas medo”. Então, meus irmãos e minhas irmãs, esta é a primeira palavra que o Espírito quer soprar em nossos corações hoje: “Não tenhas medo”.
O Espírito de Deus prepara nossos caminhos
Não tenha medo de acolher o plano de Deus, mesmo quando ele parece muito estranho. Não tenha medo de uma missão que você não escolheu, porque Deus o escolheu para essa missão.
Não tenha medo de um futuro que você não controla, porque o Espírito já foi à sua frente e prepara os caminhos.
Sobre você, desça e permaneça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


