12 Feb 2026

Fé persistente: O que aprendemos com a mulher cananeia

O mistério do “não” de Jesus e a vitória da fé inabalável

“Naquele tempo, uma mulher que tinha uma filha com o Espírito impuro ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. Jesus disse: “Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-los aos cachorrinhos”. A mulher respondeu: É verdade, Senhor, mas também os cachorrinhos debaixo da mesa comem as migalhas que as crianças deixam cair” (Marcos 7,24-30).

Sem um contexto adequado, nós podemos compreender essa cena de hoje apresentando um Jesus duro, rígido, insensível, machista. Ele está no território de fronteira, onde hoje é o atual Líbano. Vem uma mulher ao seu encontro, suplicando ajuda para sua filha. Inicialmente, Jesus a ignora completamente, não lhe dirigindo nem mesmo uma palavra.

Depois, a pedido dos discípulos, Ele responde com um “não” seco. A mulher não se dá por vencida, ela insiste. E Jesus solta-lhe um provérbio que parece ofensivo: “Não é justo tirar o pão dos filhos e dá-los aos cachorrinhos”. A tradução usa o diminutivo Kynaria como uma referência “cachorrinhos” aos povos infiéis e pagãos que não cultuavam o Deus verdadeiro, mas sim outros deuses. Então, essas pessoas acabavam recebendo esse adjetivo.

A fé persistente 

Diante dessa afirmação chocante de Jesus, a mulher responde com muita humildade e com mais fé ainda: “Os cachorrinhos comem as migalhas que caem da mesa dos seus donos”.

Parece que Jesus estava cavando o tesouro precioso da fé, escondido no coração daquela mulher pagã. Tanto que, ao final, Ele faz um belo elogio dizendo: “Mulher, grande é a tua fé!”.

Deus não nos dá migalhas, Ele nos dá o Tudo

Nosso Deus não nos deu migalhas, Ele nos deu tudo, Ele nos deu o Seu Filho e, hoje, certamente, está disposto a oferecer a você a Sua graça, o Seu perdão, o Seu amor, para satisfazer os anseios do nosso coração.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

 


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.