No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. No princípio, estava ela com Deus. Tudo foi feito por ela, e sem ela nada se fez de tudo que foi feito. Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la. Surgiu um homem enviado por Deus (João 1,1-18).
Fim de Ano, tempo de revisar o que passou e assumir novos propósitos
Irmãos e irmãs, dia 31 é o último dia do calendário civil. Então, é um momento de revermos o nosso ano. Como foi o nosso propósito de entrega a Deus, o nosso propósito de mudança de vida, de crescimento nas virtudes?
Tudo isso que fizemos para este ano também devemos começar como preparação para o próximo ano que se aproxima, que está quase chegando, mas não chegou ainda.
O grande convite é para que seja um dia de reflexão, e que você, ao escutar esta homilia, seja motivado também a parar um pouco, a silenciar, a ouvir a voz de Deus, a rezar mais.
Procure a capela e, se na sua cidade tiver a capela do Santíssimo Sacramento, faça uma visita ao Santíssimo, entregando este ano que se finaliza e apresentando o ano que está chegando, sobretudo, com muita gratidão no coração, agradecendo a Deus.
Silenciar e ouvir a voz de Deus
A palavra se fez carne em silêncio – ouvimos no Evangelho de hoje. Longe do barulho do mundo, porque Deus age no escondimento.
Quem sabe seja uma motivação para você vivenciar a transição de ano civil também no escondimento, no silêncio. A palavra que existia desde o princípio não é apenas um som divino, mas é o próprio Deus que entrou no tempo e assumiu a nossa carne.
Ele não veio com o poder humano, mas com a luz que vence as trevas do mundo.
“O verbo se fez carne”, e isso muda tudo! Deus, agora, tem um rosto, tem um nome, caminha conosco, é o Emmanuel.
E mesmo sendo rejeitado, oferece a todos o dom inigualável de nos tornarmos nele filhos, filhos de Deus, amados por Ele.
Jesus é a força para trilhar um novo caminho de conversão
Não somos obra do acaso, somos chamados por graça. A lei nos mostrou o caminho, mas foi Jesus quem nos deu a força para trilhá-lo.
É em Jesus que temos a força para trilhar o caminho de conversão, de entrega. Quem o acolhe não vive mais nas sombras.
A luz veio ao mundo, e ela brilha ainda hoje, esperando ser recebida. Então, saiamos do mundo tenebroso, saiamos do mundo das sombras e adentremos no reino de luz, que é o reino da presença de Jesus.
Que, neste final de ano, a graça do Senhor marque a sua vida e os seus relacionamentos, e também que seja abençoado o seu ano novo.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


