Epifania significa a manifestação de Deus, a presença d’Ele no meio de nós
“Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos vieram do Oriente a Jerusalém, dizendo: ‘Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo’. Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram, e abrindo seus cofres, ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra” (Mateus 2,1-12).
Mateus, mais do que narrar um episódio pitoresco do nascimento de Jesus, quer mostrar quem é Ele e como o mundo O acolhe.
Já quero que você pare nestas perguntas: Como você tem acolhido Jesus na sua vida? O que Deus tem feito nela? Qual a transformação que Ele tem feito no seu coração?
O exemplo dos magos do Oriente
O magos representam para nós as nações pagãs, que, guiadas pela luz, têm o coração inquieto e se abrem à revelação divina.
Aqui está o ponto importante dessa manifestação de Jesus: Ele veio para todos. Aqueles que foram adorá-Lo eram de nações pagãs, ou seja, abre-se a universalidade da salvação. Deus não veio somente para um povo. Ele veio para todos. Você está nesse contexto da salvação de Jesus.
Herodes e a resistência: O que impede a ação de Deus em nossa vida?
Por isso, meus irmãos, Herodes e Jerusalém simbolizam a resistência do poder e da religião institucionalizada diante da novidade de Deus.
Quantas pessoas talvez queiram bloquear a ação de Deus na sua vida! Mas tenha a certeza de que Ele veio para você, Ele veio também para mim. E ninguém pode nos tirar dos caminhos da salvação. Assim como os magos adoraram o Salvador, nós também devemos assim adorar Jesus, a Sua manifestação no meio de nós, a Sua presença para nos salvar e para nos libertar.
A bênção de Deus e a perseverança na adoração
Que Ele nos abençoe e nos dê forças para não desanimarmos, mas que possamos continuar a adorar o verdadeiro Deus e o verdadeiro Homem que veio para nos salvar.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


