“Não tenhais medo deles, pois não há nada de encoberto que não seja revelado, e não há nada de escondido que não seja conhecido. O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia. O que escutais ao pé do ouvido, proclamais sobre os telhados. Não tenhais medo daquele que mata o corpo, mas não pode matar a alma. Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno” (Mateus 10,24-33).
Vencendo o medo para ser fiel a Cristo
Amados irmãos e minhas irmãs, este dia 12 de julho, sábado, mostra, no versículo 24 e 25 deste Evangelho, o seguinte: o discípulo não está acima do Mestre, ou seja, Jesus prepara os discípulos para a realidade da cruz. Se Ele foi rejeitado, seus seguidores também o serão.
Identificação com o mestre
A missão cristã envolve identificação com Cristo, inclusive nos sofrimentos. O que acontece nos tempos de hoje? Ninguém quer passar pela rejeição, ninguém quer passar pela cruz, ninguém quer passar pelo sofrimento, mas Jesus está nos preparando, nos ensinando que o discípulo não está acima do seu Senhor, do seu Mestre. O verdadeiro discípulo não busca reconhecimento humano, mas fidelidade ao Mestre.
Quero ser muito ousado e até mesmo com a autoridade que Deus me deu como sacerdote. O que falta aos cristãos de hoje é fidelidade ao Cristo. Hoje, queremos somente os holofotes, queremos somente os aplausos.
A vida cristã, meu irmão, não se faz pelos holofotes e pelos aplausos, mas sim aos pés da cruz, onde ninguém vai nos aplaudir.
Por isso que existem muitos cristãos vivendo uma fé laxa, uma fé sem fundamento e sem esperança nenhuma. E o Senhor está nos alertando que nós não podemos querer ser maior que Ele. Vamos passar por tudo isso.
A exortação de Jesus
No versículo 26 e 28, Jesus encoraja cada um de nós: “Não tenhais medo”. Repetido três vezes neste Evangelho: “Não tenhais medo”. É o coração deste texto.
O medo é uma tentação comum na nossa missão, ou seja, medo da rejeição, medo da perseguição, medo da violência, medo da opinião alheia.
Termino dizendo o que Jesus nos lembra: “O que está escondido será revelado, e a verdade do reino triunfará”.
O chamado à autêntica fidelidade
Meu irmão, queira ser fiel a nosso Senhor Jesus Cristo. Não se preocupe com o que vão dizer de você, porque disseram muito a respeito d’Ele, mas Ele permaneceu firme na vontade de Deus.
Que Deus nos ajude, que o Espírito Santo nos inspire.
Desça sobre você a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!