Santo Inácio de Antioquia e o chamado à fé sem hipocrisia
Hoje, nós comemoramos Santo Inácio de Antioquia, bispo e mártir. E o Evangelho de hoje, que traz também um pouco da vida de Santo Inácio, vai nos ajudar a compreender como devemos viver a nossa fé cristã.
O Evangelho de São Lucas 12,1-7 nos diz o seguinte: “Cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Não temais os que matam o corpo, e depois nada mais podem fazer”.
Fé autêntica: viver sem medo e sem máscaras
O pano de fundo para esta homilia é fé sem medo e vida sem máscara, ou seja, viver a autenticidade do Evangelho. Jesus nos convida à verdade e à coragem. Ele começa com uma advertência: “Cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia”, é a fé vivida como fachada, quando o exterior mostra piedade, mas o interior está longe de Deus.
Jesus não está julgando ou condenando aqueles que vivem assim, mas, cheio de misericórdia, cheio de ternura e bondade, Ele quer que nós vivamos a autenticidade.
O Senhor nunca foi impositivo com as pessoas no anúncio do Evangelho, mas quis alcançar nosso coração para que encontrássemos a verdadeira fé que nos leva ao encontro pessoal com Deus.
O testemunho de Santo Inácio de Antioquia para os cristãos
Jesus nos convida à transparência ao dizer: “Não há nada escondido que não venha a ser revelado”. A verdade um dia brilhará. E é assim que nós precisamos compreender a vida em Deus, uma vida de intimidade.
Veja o exemplo de Santo Inácio de Antioquia, que, no fim do século primeiro, viveu exatamente essas palavras de Jesus. Preso por causa da fé, ele foi levado de sua cidade até Roma, onde seria lançado às feras. No caminho, escreveu cartas cheias de esperança e coragem às comunidades cristãs.
Coragem e esperança no seguimento de Cristo
Em vez de se esconder ou negociar a verdade, ele abraçou o martírio como um dom. Em uma de suas cartas, ele escreveu: “Sou trigo de Deus, e serei moído pelos dentes das feras para tornar-me pão puro de Cristo”. Inácio não teve medo. Ele sabia que a morte física não era o fim, mas o começo da comunhão plena com o Senhor.
Peçamos essa coragem de Santo Inácio de Antioquia para não negociarmos a verdade, mas para vivermos a vontade de Deus.
Que o Senhor nos abençoe por intercessão de Santo Inácio em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!