Naquele tempo, disse Jesus aos chefes, aos sacerdotes e anciãos do povo: “Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha’. O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas, depois, mudou de opinião e foi. O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: ‘Sim, Senhor, eu vou’. Mas não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai?” (Mateus 21,28-32).
Mude de direção
Irmãos e irmãs, neste dia, o texto do Evangelho apresenta certa distinção entre a fé, que é apenas uma fé de palavras – “eu vou”, mas não vai – e a fé vivida concretamente: tem certas dúvidas – “não vou” –, mas acaba indo, com a graça de Deus.
O primeiro filho, embora diga não, converte-se interiormente e obedece. Obedecer, algo que é típico da fé; obedecer à palavra escutada, à palavra que nos direciona.
O segundo diz ‘sim’, mas não age. Ele representa uma fé vazia, estereotipada, ou seja, faz muita coisa, faz muito para si mesmo, mas não muda de vida. Na verdade, não faz a vontade de Deus, não concretiza a conversão. Até diz que reza muito, mas não se converte nunca. Então, esse segundo filho representa essa fé vazia, sem correspondência com as obras, sem consistência, é uma fé inconsistente, pois diz que vai fazer, mas não faz. Isso é inconsistência.
Já o primeiro filho usa sua liberdade. Ele até diz ‘não’, mas, depois, com essa mesma liberdade, de forma redentora, muda de direção.
Também você pode mudar de direção no dia de hoje. Você tem dito tantos nãos para Deus, tem dito tantos nãos para a conversão, para a mudança de vida. Veja, contudo, que existe a possibilidade de mudar a rota, existe a possibilidade da metanoia, da mudança de mentalidade, de realizar coisas novas em Deus a partir da fé.
Faça como esse filho que, no primeiro momento, disse não, mas, na liberdade, disse sim. Agora, neste dia, faça uma lista de todos os nãos que você deu a Deus diante do convite à mudança de vida, à conversão, a viver a santidade, que é a abertura para que a ação da graça de Deus nos impulsione, impulsione o nosso sim.
O grande convite é para que você mude a direção da sua vida nesse tempo em que nos aproximamos da grande solenidade do Natal.
Mude de direção!
Sobre você, desça a bênção de Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


