Assim fala o Senhor Deus: “Eis que envio meu anjo e ele há de preparar o caminho para mim. Logo, chegará ao seu templo o dominador que tentais encontrar e o anjo da aliança que desejais. Ei-lo que vem, diz o Senhor dos Exércitos. E quem poderá fazer-lhe frente no dia de sua chegada? E quem poderá resistir-lhe quando ele aparecer? (Lucas 1,57-66).
João Batista: a voz que prepara o caminho
Irmãos e irmãs, neste dia, escutamos esta palavra que movimenta o nosso coração para Deus neste tempo em que nos aproximamos da grande solenidade do Natal. O anjo que prepara o caminho é João Batista. Mas, de certa forma, João Batista era a voz interior que inquietava aqueles que o escutavam.
Também nós temos essa voz interior que nos inquieta, que nos impulsiona ao desejo de conversão, de mudança de vida, mas, às vezes, ainda resistimos. Então, precisamos dessa voz exterior representada aqui por João Batista, pois ele inquietava aqueles que o escutavam, exortava-os a sair da fé como aparência apenas.
Fé de aparência e conversão verdadeira
Às vezes, temos aquela bela aparência de fé, mas, interiormente, estamos constantemente distantes do Senhor, distantes de Deus. E o dominador que chega é o Deus que se deixa buscar, mas não se deixa dominar. Irmãos e irmãs, não podemos manipular Deus.
As pessoas podem ser manipuladas, e, às vezes, nós as manipulamos, mas Deus não pode ser manipulado. A Deus ninguém engana. Você pode enganar as pessoas por muito tempo, mas a Deus não! Deus vê tudo. Deus vê o nosso coração, nosso interior e todos os nossos atos. Ele não é objeto de superficialidades; Ele é aliança viva, e essa aliança viva exige resposta, exige entrega e mudança concreta de vida.
Deus não cabe em nossas expectativas
João Batista nos revela esta realidade: o Senhor que vem não se encaixa em nossas medidas. Ele vem por Ele mesmo, não por aquilo que nós esperamos ou nas nossas caixinhas humanas.
Não é possível resistir à Sua vida, porque ela não nos força, mas nos inquieta por dentro, como um fogo que queima até nos purificar.
Um fogo que queima e purifica o nosso interior. Ele vem e desmonta as fachadas, purifica as motivações e derruba as ilusões.
E a pergunta final não é se Ele virá, mas se nós estaremos disponíveis quando Ele chegar. Que o nosso coração esteja inteiramente disponível para o Senhor que vem.
Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


