A cura da sogra de Pedro e o fogo purificador do Espírito Santo
Naquele tempo, “Jesus saiu da sinagoga e foi com Tiago e João para casa de Simão e André. A sogra de Simão estava de cama com febre e eles logo contaram a Jesus. E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu e ela começou a servi-los.” (Marcos 1,29-39).
Muitas vezes, o desconforto que sentimos não é o inimigo, mas o sinal de que algo maior está lutando por nós. No mundo espiritual, existe um “sistema de defesa” capaz de queimar o que nos faz mal, preparando-nos para uma vida de serviço e propósito.
A febre como sinalizador de perigo espiritual
No texto de hoje, servimo-nos da situação da sogra de Pedro para falarmos da nossa vida espiritual. O termo febre, no grego pyretos, ou calor ardente, é a raiz de termos que usamos até hoje, como os medicamentos antipiréticos. Na medicina, a febre não é a doença em si, mas um sintoma de defesa. O hipotálamo eleva a temperatura corporal para destruir vírus e bactérias que afetam o nosso corpo.
Essa reflexão nos leva a um paralelo profundo: quem, senão o Espírito Santo, para produzir em nós essas “altas temperaturas” com o Seu fogo de amor? Esse calor espiritual tem a função de queimar tudo o que é contrário à vida de Cristo e tudo o que nos causa dano. O Espírito Santo é quem nos adverte dos perigos espirituais que corremos constantemente.
O Paráclito como nosso sistema de defesa divino
Como é bom saber que temos, no campo espiritual, esse sistema de defesa personalizado. O Paráclito, o Espírito Santo, é quem nos defende de tantos males que rondam o nosso coração, corpo, mente, vontade e desejos. Bendito seja Deus por esta graça que nos mantém vigilantes contra as investidas do mal.
Ontem, ouvimos que Jesus expulsou o invasor do coração humano, o espírito impuro. Hoje, o Senhor retorna à cena com gestos delicados para com a sogra de Pedro, denotando Seu cuidado conosco. Ele se aproximou, tomou-a pela mão e ajudou-a a se levantar. É o toque divino que restaura a dignidade e a saúde de quem está abatido.
Levantados por Cristo para uma nova missão
A cura operada por Jesus resultou imediatamente em serviço. Assim que a febre a deixou, ela começou a servi-los. Por isso, peçamos ao Senhor hoje que faça o mesmo por nós: que nos toque e nos levante. Que, uma vez livres de todos os males do corpo e da alma, possamos servi-Lo de todo o nosso coração e com renovada alegria.
Que o fogo do Espírito Santo continue a purificar nossas intenções e a proteger nossa caminhada cristã.
Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-Poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém!


