13 mar 2015

Você tem escutado a Deus?

Deus quer falar a nós e, se queremos ser tementes a Ele e amá-Lo sobre todas as coisas, é preciso ter um coração, uma mente e ouvidos dispostos!

“Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força!” (Marcos 12, 29-30).

Se nós quisermos colocar a Palavra de Deus em prática precisaremos primeiramente ouvi-Lo. Você sabe que ouvir não é somente a capacidade de captar os ruídos vindos do nosso interlocutor. Ouvir é algo muito mais sublime e muito mais profundo do que isso.

Ouvir é saber ouvir primeiro o coração; e abrindo o coração também abrir a mente para que, aquilo que passa pelos ouvidos, não volte para trás, mas entre em nosso interior. Precisamos ter os ouvidos cerrados para a fofoca, para a calúnia, para a difamação, para a delação que, às vezes, fazemos uns contra os outros.

Nós precisamos ter os ouvidos bem abertos e bem atentos para que escutemos a Deus, que nos fala pela Sua Palavra! Amar a Deus é, acima de qualquer coisa, saber ouvi-Lo. O Senhor quer falar ao nosso coração e nós precisamos abrir os ouvidos e dizer: “Fala, Senhor! Fala aos meus ouvidos para que o que entre por eles chegue ao meu coração, ali se instale, Senhor, e assim, o meu coração e meu entendimento saibam viver para guardar as Suas palavras!”.

Nós temos muita dificuldade de colocar em prática os mandamentos da Lei do Senhor. A dificuldade não começa com a prática do dia a dia, mas com a prática de saber ouvi-Lo, de ser temente a Ele, de ouvir a Palavra, ouvi-Lo pela oração interior, pela meditação, reflexão, pelos aconselhamentos vindos dos outros ou da sabedoria da vida.

Deus quer falar a nós e, se queremos ser tementes a Ele e amá-Lo sobre todas as coisas, é preciso ter um coração, uma mente e ouvidos dispostos!

Amar o próximo é muito mais difícil do que amar a Deus, mas só vamos amar o nosso próximo se soubermos amar a Deus de verdade. Isso porque quem nos ajuda, quem quebra as inclinações negativas do nosso coração, quem derruba as torrentes do nosso orgulho é a graça de Deus em nós! Por isso, quanto mais necessidade temos de amar uns aos outros tanto mais precisamos investir, com seriedade, no amor a Deus e no escutá-Lo a cada dia.

Deus abençoe você!

Comentários