08 Jan 2015

Tome posse da unção do Espírito Santo em sua vida

Não basta estar ungido, é preciso tomar posse dessa unção, é preciso fazer com que o Espírito realmente inebrie todo o nosso ser, toda a nossa vida e todo o nosso coração!

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres” (Lucas 4, 18).

Jesus voltou para a Galileia movido pela força do Espírito, e de lá mesmo Ele volta à Sua cidade, Nazaré, ali abre o livro do profeta Isaías, justamente onde está dito que o Espírito de Deus está sobre Ele. É o Espírito quem move Jesus, quem O conduz, O orienta e ilumina o Senhor para que Ele realize a Sua missão.

Duas coisas precisam acontecer conosco. A primeira é que nós precisamos deixar que o Espírito tome conta de nós, que Ele se apodere de nós, que tome a direção e a condução da nossa vida. Isso pode parecer não ser tão simples, como, de fato, não o é, mas é necessário. É preciso que haja da nossa parte uma rendição de nossos pensamentos, sentimentos e afetos à luz e à condução do Espírito.

E a segunda coisa que precisa acontecer, uma vez que nós nos rendemos ao Espírito Santo Paráclito, é que nós precisamos fazer o que Jesus fez hoje: tomar posse da vida do Espírito em nós! O mesmo Espírito, que repousa sobre Jesus, que está sobre Ele, é também o Espírito que nos consagrou e nos ungiu!

Faço, com muito gosto, a unção das crianças ao batizá-las! Seja a unção com o óleo dos catecúmenos, ungindo todo o seu peito para deixar ali aquela marca indelével da ação de Deus nelas; seja a unção com o óleo do crisma, que faço sobre sua testa. Não é a quantidade de óleo que importa, mas sim a convicção de que ele [óleo] comunica essa graça do Espírito, essa unção de Deus, que eu peço, em cada batismo que eu realizo, para que ali nasça uma criança batizada e ungida pelo Espírito de Deus.

Estou falando de mim e de você, porque um dia nós também fomos batizados, consagrados, ungidos por esse mesmo Espírito. E como nós precisamos tomar posse da unção que recebemos de Deus! Não basta estar ungido, é preciso tomar posse dessa unção, é preciso fazer com que o Espírito realmente inebrie todo o nosso ser, toda a nossa vida e todo o nosso coração!

Eu quero fazer um propósito para este ano e quero convidá-lo a também fazê-lo: vamos permitir que a unção do Espírito inebrie os nossos atos e nossas atitudes. Você pode perguntar: “Que unção, padre?” A unção do nosso batismo, da nossa crisma, a unção que recebemos em cada oração, em cada invocação em que pedimos ao Espírito que venha sobre nós.

Que o Espírito, que conduziu os passos de Jesus, também conduza os nossos passos!

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.