16 Jan 2017

Só Jesus tem poder para renovar nossa vida

A graça de Deus tem realmente a graça de renovar o nosso coração daquilo que está velho, antiquado e ultrapassado

Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda” (Marcos 2, 21).

Na verdade, colocamos remendo novo em uma roupa nova, colocamos vinho novo em odres novos para conservarmos o vinho e também os odres. A verdade é que para acolhermos a graça da novidade de Deus é preciso ter uma nova disposição, uma nova mentalidade, um novo coração.

A graça de Deus tem realmente a graça de renovar o nosso coração daquilo que está velho, antiquado e ultrapassado. Se a humanidade se renova, imagina como não se deve renovar o nosso coração, a nossa vida e mentalidade! Precisamos renovar a nossa casa sempre!

‘Renovar’ não quer dizer trocar tudo, jogar tudo fora, mas sim limpar, cuidar, ordenar melhor as coisas para que fiquem melhores.

Toda nova situação exige uma nova adaptação. Sua casa era pequena, era só você e seu marido, mas chegaram os filhos e agora é uma nova realidade. Mas você quer viver como era antes, quando você era solteiro e os outros estão ocupando seu espaço.

Abra-se para o novo, para a novidade! A vida só se renova quando não ficamos apegados ao que temos, ao que fazemos, ao que somos e aprendemos. E somos capazes de nos abrir para a novidade de Deus!

É importante lembrar que ‘novidade’ não são as novidades. Há pessoas que só vivem em busca de novidade, só querem novidades. Não se trata de coisas novas, de simplesmente saber coisas novas. Aqui, refere-se a ter uma mentalidade aberta a ser renovada.

A novidade do Evangelho é a de ontem, de hoje e de amanhã. Esse Evangelho é sempre novo quando me abro de uma forma sempre nova para acolhê-lo em minha vida.

Até acho um perigo muito grande aqueles que só vivem em busca de novidades na vida! Às vezes, escuto a expressão: “Eu quero novidades!”. É um perigo, um erro, uma tentação que a modernidade quer conduzir a nossa vida e o nosso coração. Isso não nos coloca, de fato, próximos à única novidade que é capaz de renovar a nossa vida.

A novidade sempre nova é a Palavra de Deus penetrando em nosso interior, em nosso coração. Muitos não se converteram a Jesus, não tiveram suas vidas transformadas, porque não se abriram para a novidade do Reino de Deus.

Se não nos desapegarmos dos conhecimentos que temos, a sabedoria que achamos que temos, aquela nossa forma velhaca de ver a vida e as coisas, a novidade da graça de Deus não acontece em nossa vida.

A graça é nova, mas o coração está envelhecido, não se abre para o novo; então, o novo também não penetra em nós.

Que a Palavra de Deus venha renovar, libertar, purificar e transformar toda a nossa realidade interior!

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.