12 nov 2015

Sejamos a presença de Deus em todos os lugares

No seu trabalho, num campo de concentração, num lugar onde só existem coisas negativas, Deus se fará presente, porque somos a presença d’Ele onde estivermos

“Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós” (Lucas 17,20).

Respondendo à indagação dos fariseus sobre o momento da chegada do Reino de Deus, Jesus é muito claro e direto, é como se dissesse: ‘O Reino de Deus não chegará no norte, nem no sul, nem no oeste nem sudeste. O Reino de Deus se faz presente onde eu estou e faço a graça de Deus acontecer!’.

Sabe, meus irmãos, nossa mentalidade moderna está sempre em busca de novidades, nós logo nos cansamos disso e daquilo e alguém sempre pergunta: ‘Não há nada de novo?’.

No Reino de Deus as pessoas também fazem assim, querem sempre novidades, querem sempre algo novo acontecendo para dizer: ‘É ali que Deus está presente!’. Eu sei que muitas vezes, as pessoas estão buscando coisas extraordinárias, querem um sinal do céu, querem ver se Jesus apareceu aqui ou ali, querem saber se Nossa Senhora está em vários cantos e assim por diante.

Deus pode se manifestar a quem Ele quiser, Nossa Senhora pode ser uma enviada do céu para aparecer nesta ou naquela situação, mas a nossa fé, o nosso seguimento de Jesus não depende de aparições, de manifestações aqui ou ali.

A nossa fé depende da nossa convicção, da nossa adesão a Jesus Cristo. Onde estivermos vivendo de acordo com a vontade de Deus, seguindo os Seus mandamentos, sendo generosos e honestos, podemos ter a certeza de que ali o Reino de Deus está presente!

O Reino do Senhor se faz presente em nossas comunidades e igrejas; faz-se presente em cada pessoa sofrida e, às vezes, desprezada, mas que vive Deus com tanta intensidade que Ele ali está.

Gosto de tocar nas pessoas idosas, nas pessoas doentes, porque são para mim uma manifestação tão viva de Deus, pelo modo intenso como vivem a vida, como deixam resplandecer em seus rostos a presença amorosa do Senhor. Ele se faz presente em cada lugar, do Seu jeito e Seu modo de fazer o Reino de Deus acontecer.

Não podemos desprezar nem deixar de reconhecer a presença extraordinária do Pai entre nós.

Deus está presente quando uma família se reúne para rezar, quando se faz operante e o Seu reino está ali, quando as pessoas se reúnem para fazer o bem, para orar, quando dão as mãos para o novo acontecer.

Às vezes, alguém diz: “Ah, o meu trabalho é um lugar difícil, parece um inferno!”. Faça do seu trabalho o céu, pode ser que não tenha ninguém que ore, que comungue dos seus ideais, mas leve a presença de Deus onde você está.

Seja uma presença divina, manifeste os dons de Deus pela sua vida, pelo seu exemplo. Se alguém estender a mão para você rezar, para agradecer a Deus, tenha a certeza de que, no seu trabalho, num campo de concentração, num lugar onde só existem coisas negativas, Deus se fará presente, porque somos a presença d’Ele onde estivermos!

Deus abençoe você!

Comentários