31 May 2017

Saiamos ao encontro do próximo

Quando saímos ao encontro do outro, estamos levando Deus para ele

Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia” (Lucas 1,39).

Celebramos, hoje, a Festa da Visitação de Nossa Senhora. Veja, é uma festa pois Maria, a mãe de Jesus, aquela que foi escolhida para ser a mãe do Salvador, ela estava grávida por obra do Espírito Santo. Ela poderia ter ficado ali parada, contemplando Deus, contemplando sua gravidez, cuidando das suas coisas, mas saiu apressadamente, não perdeu tempo para ir ao encontro da sua prima, da sua parenta Isabel, que estava do outro lado da Judeia. Ela subiu apressadamente as montanhas e foi ao encontro da sua parenta que precisava dela.

O que Maria foi fazer na casa de Isabel? Foi ao encontro dela para visitá-la, cuidar dela e estar com ela. Maria foi levar aquilo que tinha em si, pois ela era a portadora da graça, tinha Jesus consigo e foi levá-Lo à sua prima.

Permita-me dizer a você: precisamos ir ao encontro do outro, precisamos sair das situações cômodas que, muitas vezes, nos encontramos. Estamos muito estagnados, parados em nossas coisas. É lamentável que, nos dias em que vivemos, não visitemos mais uns aos outros, não vamos mais à casa do nosso próximo, dos nossos vizinhos, do nosso irmão, do nosso parente e assim por diante. Se há uma coisa abençoada, santa e sagrada, nesta vida, é a visita.

Para que vamos visitar os outros? Não é para fofocar nem falar mal da vida dos outros, não é para especular como fulano está, como ele se encontra, se enriqueceu ou ficou mais pobre. Desculpe-me, mas essas visitas não são de Deus. Precisamos visitar o outro para levar o nosso amor a ele, para levar a nossa presença fraterna, o Deus que temos em nós para o encontro do nosso próximo.

Uma boa visita é um santo remédio, porque acalenta o coração, reaviva o dom do amor, acende a chama da graça. Como é abençoado aquele que sabe tirar do tempo que tem ou não tem para ir ao encontro do outro! Se, hoje, Maria nos visita, ela quer nos visitar a cada dia. Façamos o mesmo que ela, sejamos um dom, sejamos portadores da graça e do dom de Deus para o próximo.

Saiamos da acomodação na qual nos encontramos e vamos às montanhas da vida, ao encontro do nosso próximo, porque, quando saímos ao encontro do outro, estamos levando Deus para ele.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.